Unity Warriors estreia temporada de circulação do espetáculo de breaking “MANOfestAÇÃO”

Unity Warriors estreia temporada de circulação do espetáculo de breaking “MANOfestAÇÃO”

Inspirado nas festas de rua que deram origem à cultura hip-hop, onde jovens encontravam na dança um refúgio e um espaço de protesto, o espetáculo “MANOfestAÇÃO” será apresentado gratuitamente em espaços culturais do Jaçanã, Perus, Mooca, Bom Retiro, Barra Funda e Centro de São Paulo.  

“MANOfestAÇÃO” celebra a cultura hip-hop através do breaking e reflete o racismo e a desigualdade

No dia 03 de junho até 23 de julho de 2022, o grupo Unity Warriors – que tem como fundador o bailarino Igor Souza – realiza apresentações gratuitas do espetáculo “MANOfestAÇÃO” que celebra a cultura hip-hop e reflete sobre questões sociais urgentes, como a desigualdade e o racismo.

“MANOfestAÇÃO” é um manifesto através da dança breaking, inspirado nas “Block Parties”, as originais festas de rua da cultura hip-hop que, em meio ao descanso e o caos, eram pontos de encontro entre jovens que encontraram na dança um refúgio e espaço de protesto.

De acordo com Vinicius Silva, diretor artístico, o espetáculo “MANOfestAÇÃO” traz à tona aquilo que nos “aprisiona”, buscando (re)apresentar artisticamente a desigualdade social, o racismo estrutural que molda o imaginário social e atravessa nosso fazer, enquanto cidadãos e artistas periféricos, que no meio de tantas adversidades, barreiras invisíveis e visíveis continuam (re)existindo.”

Nos dias 03 e 04 de junho, às 19h, com entrada gratuita, o grupo apresenta “MANOfestAÇÃO” na Fábrica de Cultura do Jaçanã. De 10 a 12 junho, as apresentações serão na Ocupação Artística Canhoba, em Perus. De 17 a 19 de junho, no Teatro Arthur Azevedo, na Mooca, e em 24 de junho, no CEU Perus.

No mês de julho, o grupo realiza apresentações nos dias 01 e 02 na Oficina Cultural Oswald de Andrade, no Bom Retiro, nos dias 20 e 21 no CRD – Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo, no Vale do Anhangabaú, e no dia 23, no espaço Kasulo, que fica na Barra Funda.

As ações fazem parte do projeto ‘Projeto ‘Eu e você, somos nós?’ da Unity Warriors contemplado na 18ª edição do Programa de Valorização de Iniciativas Culturais do Município de São Paulo – VAI – Modalidade 2, que já realizou também, durante os meses de março e abril, a Residência Artística Unity Class, um curso online de 20 horas onde foram abordados os fundamentos base da técnica Breaking.  

O projeto prevê ainda o lançamento da Websérie ‘Estamos Vivos’ que tem como escopo projetar e legitimar a importância de narrativas construídas por jovens periféricos, no caso, pelos integrantes da Unity Warriors. Narrativas escondidas de jovens que encontraram na dança breaking e cultura hip-hop liberdade de expressão, grandes aprendizados, se fortalecendo em suas origens, potencializando a construção da identidade em meio a um país que busca um apagamento do protagonismo nas periferias.  

Sobre a Unity Warriors

O grupo Unity Warriors é um dos importantes representantes da arte urbana brasileira no exterior e tem sua trajetória marcada por participações emblemáticas em muitos dos maiores eventos da cultura hip-hop e das artes urbanas do mundo. 

A Crew tem como principal característica o processo de ensino/aprendizagens em projetos sociais em São Paulo e as competições de dança, espaços onde o hip-hop age como mediador de ideias e de diálogo direto com a comunidade, pontos fundamentais para a criação de identidade do grupo. 

Bi-campeão do Festival Break The Floor América Latina (2017/2018), festival internacional de breakdance de Manaus-AM, a Unity Warriors foi o primeiro grupo brasileiro a chegar na final do Break The Floor, um dos maiores campeonatos de breaking do mundo, realizado em Cannes (França), chegando ao terceiro lugar no mundial (2018) e segundo lugar (2019). Em Lyon (França), participou como convidado para uma batalha show no evento “Rotary Breaking Dance”. E em Paris – França, foi o primeiro grupo brasileiro a participar como convidado da competição “Fire Jam” chegando à semifinal. 

O grupo surgiu em 2015, a partir da união de jovens da periferia de Perus e São Miguel Paulista, com a proposta de celebrar a cultura hip-hop através do breaking. Desde então, o grupo participa de eventos importantes da cena e foi vencedor em vários deles, como Arena Caieira 2019, “The king Of The Night” (SP), “Boom BreakingFestival de dança breaking de Barueri – SP, Fast Battle 2016 (MG), “The Killers Jova Battle” na Fábrica de Cultura Jaçanã; e segundo lugar no “Brasil super Battle”, em Brasília – DF.

Mais informações: @unitywarriors_brwww.facebook.com/Unity-Warriors-2040426456226348

Ficha técnica: Direção Geral: Igor Souza e Vinicius Silva | Direção artística: Vinicios Silva | Intérpretes criadores: Gabriel Oliveira, Gilson Silva, Igor Souza, Leandro Cazão, Thiago Silva e Vinicios Silva | Trilha Sonora: Tulio Crepaldi | Operação de Som: Elias Soares | Iluminação: Iluminação: Rafael Oliveira, Juliana Jesus, Yasmin Santos | Figurino: Unity Warriors | Filmmaker: Victor Godoi | Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini | Designer Gráfico: Lucas Reis | Produção: Junior Cecon

SERVIÇO: Espetáculo MANOfestAÇÃO

Com Unity Warrios

Sinopse:  Um manifesto através da dança breaking, inspirado nas “Block Parties”, originais festas de rua da cultura hip-hop que em meio ao descanso e o caos, eram pontos de encontro entre jovens que encontraram na dança um refúgio e espaço de protesto. MANOfestAÇÃO trás a tona aquilo que “aprisiona” tantas pessoas periféricas, que no meio de tantas adversidades, barreiras invisíveis e visíveis continuam (re)existindo. Duração: 40 minutos. Classificação Livre – Grátis

Quando: 03 e 04 de junho de 2022 – Horário: sexta-feira e sábado, às 19:00 

Onde: Fábrica de Cultura do Jaçanã – Endereço: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 – Jaçanã 

Quando: 10, 11 e 12 de junho de 2022 – Horário: sexta-feira e sábado, às 20:00 / domingo, às 19h 

Onde: Ocupação Artística Canhoba – Endereço: Rua Canhoba, 299 – Vila Fanton 

Quando: 17, 18 e 19 de junho de 2022 – Horário: sexta-feira e sábado, às 20:00 / domingo, às 19h 

Onde: Teatro Arthur Azevedo – Endereço: Avenida Paes de Barros, 955 – Alto da Mooca 

Quando: 24 de junho de 2022 – Horário: sexta-feira às 10h e 15h

Onde: CEU Perus – Endereço: Rua Bernardo José de Lorena, s/n – Vila Fanton

Quando: 01 e 02 de julho de 2022 – Horário: sexta-feira às 20h / sábado às 18h

Onde: Oficina Cultural Oswald de Andrade – Endereço: Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro 

Quando: 20 e 21 de julho de 2022 – Horário: quarta e quinta-feira às 19h – Onde: CRD – Centro de Referência da Dança – Endereço: Praça Ramos de Azevedo – Baixos do Viaduto do Chá, s/n – Centro 

Quando: 23 de julho de 2022 – Horário: sábado às 20h 

Onde: Kasulo – Endereço: Rua Sousa Lima, 300 – Barra Funda 

Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini – Cel (11) 99568-8773 – lucigandelini@gmail.com