“Os grandes traficantes não ficam na Cracolândia”, diz advogado Ariel de Castro Alves no novo episódio do Podcast Amazon Music Original #DáUmReload

“Os grandes traficantes não ficam na Cracolândia”, diz advogado Ariel de Castro Alves no novo episódio do Podcast Amazon Music Original #DáUmReload

Uma produção original da Amazon Music em parceria com o Canal Reload (@canalreload), o podcast #DáUmReload acaba de ganhar um novo episódio disponível na plataforma e no app Amazon Music.

Apresentado por Letícia Wexell (@leticinios), o podcast #DáUmReload aborda os principais fatos da semana em uma linguagem descomplicada e diversa para o público jovem. O episódio da semana discute a Guerra às Drogas e o que está acontecendo na “Cracolândia”, em São Paulo, com a participação de Ariel de Castro Alves (@arieldecastroalves), advogado e especialista em direitos humanos e segurança pública.

Sobre a repercussão nacional dos últimos acontecimentos na “Cracolândia” – região de vulnerabilidade social de São Paulo que reúne pessoas em situação de rua e é marcada pelo consumo de drogas – Ariel explica porque chamar essa região por este termo é considerado impreciso e até discriminatório. Ele reflete sobre as causas que acabam levando essas pessoas a este tipo de condição de vida e esclarece que os fatores estão muito mais relacionados à pobreza e exclusão social do que ao uso de qualquer substância ilícita.

“É necessário ter um trabalho de inteligência policial. Não adianta prender meia dúzia de pessoas e dizer que são os grandes traficantes. Os grandes traficantes não ficam na “Cracolândia”. Que grande traficante se sujeitaria a viver daquela forma? Precisamos retirar o abastecimento de drogas, mas precisamos, principalmente, da continuidade dos programas de serviços de saúde e sociais, e não é o que tem acontecido”, ele comenta.

A poeta e slammer, Tawane Theodoro também participa do episódio. Mulher negra da periferia de Capão Redondo, ela explica o que é esse sistema de combate ao narcotráfico no Brasil, o tamanho dos gastos e como surgiu a lei. O podcast #DáUmReload está disponível na plataforma e no aplicativo do Amazon Music

Sobre o Podcast #DáUmReload

A cada semana, em uma conversa “de jovem pra jovem”, a apresentadora Letícia Wexell recebe um convidado para contribuir e descomplicar temas como justiça climática, capacitismo, orgulho LGBT+, violência policial, entre outros. Ao final de cada episódio, a poeta slam, escritora e socióloga Jéssica Campos participa com um comentário poético relacionado ao tema abordado na conversa.

O podcast #DáUmReload é estruturado a partir de uma apuração rigorosa realizada por cerca de cem jornalistas de dez organizações que compõem a estrutura base do Canal Reload. São elas: Agência Lupa, Agência Pública, Amazônia Real, Congresso em Foco, Énois, Marco Zero Conteúdo, O Eco, Ponte Jornalismo, Projeto #Colabora e Repórter Brasil. Juntos, os canais de comunicação reúnem mais de 100 prêmios nacionais e internacionais como Prêmio Gabriel García Márquez, Prêmio Rei da Espanha e Leão de Bronze do Festival de Cannes.

Information to the press

Jennifer Morales (PR manager da América Latina e dos Estados Unidos do Amazon Music) – jjenmor@amazon.com

Atômica (Assessoria do Amazon Music no Brasil) amazonmusicbr@atomicalab.com.br (11) 2769-3806 

Assessoria do Canal Reload: Luciana Gandelini – luciana.gandelini@gmail.com – (11) 99568-8773