Livro “Do Grafite À Fine Art” reúne protagonistas da cena de grafite para mostrar os avanços da street art no país
Agente cultural e curador, Luan Cardoso reuniu textos de Philippe Arthur dos Reis, Lucas Pexão, Filipe Maia e de sua própria autoria para compor a obra, que enaltece a importância da cena de street art e do grafite
Engana-se quem pensa que o grafite é um movimento homogêneo. Com foco em mostrar e desvendar a arte das ruas, assim como apresentar um panorama dos diversos estilos da expressão artística que, no Brasil, atingiu sua expressão máxima nas ruas de São Paulo, o lançamento do livro “Do Grafite À Fine Art” acontece no próximo dia 26 de outubro. O exemplar conta com a organização de Luan Cardoso e é apresentado pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.
Em “Do Grafite À Fine Art”, Cardoso cruza os labirintos da arte urbana, através da perspectiva de pessoas que pesquisam e testemunham o que move o processo criativo dos artistas que imprimem o seu pensamento nas paredes da cidade. As imagens aliadas aos textos escritos por Philippe Arthur dos Reis, Lucas Pexão, Filipe Maia e do próprio Luan, traduzem a história e os desafios da street art e do grafite nacional.
A coletânea, oferecida gratuitamente, aborda a variedade de estilos e formas de intervenção urbana de artistas brasileiros como Enivo, Finok, Bicicleta Sem Freio, Mari Mats, Kika Carvalho, Zéh Palito e estrangeiros, como Doze Green, Gleo, PichiAvo, Shepard Fairey, Paola Delfin, entre outros. Além dos textos e imagens, a obra contempla entrevistas com os artistas Zéh Palito, Kika Carvalho, Shepard Fairey “OBEY” e Finok, em links disponibilizados no livro.
O projeto gráfico do livro, que traz a capa em formato de uma empena, potencializa as imagens e os textos, além de dar um diferente trato às páginas, à capa e à sobrecapa.
E ainda, reafirmando o compromisso da inclusão e da acessibilidade, ficará disponível uma audiodescrição completa do título no YouTube do projeto: https://bit.ly/3MHyzrT. Além disso, com o intuito de democratizar e agregar um número maior de pessoas, o livro conta com tradução para o inglês e francês.
“O livro busca colaborar com a construção de uma história e de uma reflexão sobre a arte urbana, a partir do muralismo contemporâneo. O assunto é incontornável, literalmente, pela escala das pinturas na cidade.” , afirma Lucas Pexão.
Com a proposta de democratizar ainda mais o acesso a este trabalho editorial e, principalmente, à história da arte urbana na cidade, serão doados livros ao DRE São Mateus, órgão responsável pela distribuição dos exemplares às instituições.
O livro fica disponível em formato online, a partir do dia 26 de outubro, no link: