A história da Igreja São José do Ipiranga remonta à 1912, quando os padres Marc Givilet, Arnaldo Dante e Charles Hoara, vindos da Europa, chegam a São Paulo. Quatro anos mais tarde conseguem comprar um terreno no Ipiranga: Querem construir uma igreja em louvor a São José.
Cronograma:
1912 – os padres chegam da Europa;
1916 – compra do terreno;
1918 – início da terraplanagem;
1919 – 26 de janeiro é lançada a pedra fundamental;
1920 – 14 de março. Primeira Festa de São José. 60 crianças recebem a Primeira Comunhão;
1920 – 15 de novembro. Decreto de criação da Paróquia;
1920 – 25 de dezembro. Fundação da Igreja. Toma posse o primeiro pároco, padre Ernesto Pilati.
Outros detalhes:
Os ornamentos e o trono do altar mor – o chamado Baldaquino e mais o original do forro da igreja são inaugurados em 11 de maio de 1921. Pouco depois em 20 de agosto do mesmo ano, os paroquianos recebem com grande festa 3 sinos que foram bentos pelo padre Dante.
O inspirado artista brasileiro Oscar Pereira da Silva é o autor das belíssimas telas e pinturas que nos encantam e que foram inauguradas em 1924. O órgão de tubos “Cavaillé-Coll” fabricado por um dos maiores e mais célebres construtores de órgãos da Europa do período Romântico: Aristides Cavaillé-Coll. Possui 2 teclados, pedaleira e 13 registros, preciosidade de origem francesa, é de 29 de abril de 1928.
Este conjunto artístico e arquitetônico construído passa a passo com perseverança, amor e apoio da comunidade, agora está incorporado a esta importante região da cidade. Mas o maior destaque fica com a imensa vocação de serviço dos padres de Sion e sua total dedicação aos paroquianos.
Padres:
Foram párocos os seguintes padres: Ernesto Pilati, Arnaldo Dante, Luciano Rongé, José M. Kittel, Estanislau Smolinski, Napoleão dos Anjos Fernandes, Odilon P. Silveira, Frederico Bassani, Raymundo S. Nogueira, Gilberto Vieira, José Miguel Lisboa, Antônio de Lima Brito e Wander de Souza Carmo. Alguns desses padres exerceram o cargo na paróquia mais de uma vez.