Hackathon de inovação na Construção Civil é oferecido por MBigucci e Grupo Ânima

Hackathon de inovação na Construção Civil é oferecido por MBigucci e Grupo Ânima

Projeto premiou estudantes de Engenharia Civil da Universidade São Judas, integrante do Ecossistema Ânima de Educação

Aliar o ensino teórico de sala de aula com a prática do mundo corporativo, agregando inovação ao conhecimento. Com este objetivo o Grupo Ânima de Educação e a construtora MBigucci promoveram a 1ª edição do Hackathon de Inovação na Construção Civil. A iniciativa, realizada entre os meses de abril e maio, juntou programa Big Conhecimento, da MBigucci, com a Unidade Curricular Dual, do Ânima.

Como resultado desta parceria, centenas de alunos tiveram a oportunidade de participar da maratona Hackathon MBigucci, propondo soluções para temas como “Minimizando o impacto das obras para vizinhos” e “Orçamento inicial X Orçamento Real”.

A iniciativa premiou 15 estudantes das Universidades São Judas Tadeu (Mooca e Jabaquara) que, além de kits e certificados,  participaram de uma visita guiada pela MBigucci ao maior centro logístico em construção da empresa, o MBigucci Business Park Santo André, na Av. dos Estados. A visita ocorreu em 19/5/2022 e foi acompanhada de perto pela equipe de obras e pelos diretores, Milton Bigucci Junior e Roberta Bigucci, e o presidente da construtora, Milton Bigucci.

“Escolhemos uma obra à altura da qualidade dos projetos que recebemos. Esta é a nossa maior construção em andamento, o que possibilitou uma observação completa aos alunos – desde a parte de terraplanagem, até a questão de estruturas, alvenarias e o processo de pré-moldados dos 37 galpões do empreendimento”, ressaltou Milton Bigucci, engenheiro, diretor técnico na MBigucci, além de presidente da Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC (ACIGABC).

Para a aluna Maria Fernanda Garrubo, da Universidade São Judas Tadeu – Jabaquara/SP, a experiência complementou os conhecimentos da sala de aula: “tirei muitas dúvidas! Esta obra tem uma dimensão muito maior do que estamos acostumados a ver. Achei interessante as tecnologias implantadas, estou muito grata pela oportunidade”.

Já para o aluno do campus da USJT na Mooca/SP, Eduardo da Silva, a visita trouxe inspiração à carreira: “o que faz a diferença na Construção Civil, para mim, é conhecer a importância de cada um destes detalhes que pudemos ver aqui no canteiro. Agradeço pela experiência, que somará no meu currículo e que inspira por este carinho e amor no que a MBigucci faz”.

“Como professor, acabamos vendo o aluno se formando, mas, ele transformar o mundo, não exatamente. Com o Hackathon tivemos a oportunidade de observar os alunos contribuindo com o segmento, atuando diretamente e além da universidade”, comenta o coordenador regional do Grupo Ânima, Bruno Utiyama.

Roberta Bigucci, que é arquiteta, diretora na MBigucci e da área operacional do Secovi/SP, reitera que algumas ideias sugeridas pelos estudantes já eram aplicadas na empresa, enquanto outras estão em andamento para execução. “É recompensador ver esta quebra de barreiras entre o mundo acadêmico e corporativo. Nos impressionamos pelo conteúdo apresentado pelos alunos!”, finaliza.