Portal do Ipiranga

História, diversão, entretenimento de qualidade, denúncias, acontecimentos, comércio e serviços.

Aqui garantimos diversão sadia!

Divirta-se!

Este é o nosso convite para voce visitante, que busca informações de qualidade, para alegrar o seu dia!

Cia. Palhadiaço – atuante no Itaim Paulista (ZL) – apresenta, em junho, temporada gratuita do espetáculo Depósito pelas redes sociais do grupo e de coletivos parceiros. O projeto foi viabilizado pelo VAI – Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

As apresentações começam no dia 4 de junho, sexta, às 18h, pelo Facebook e YouTube da Cia. Palhadiaço. As demais sessões ocorrem nos dias 5, 6, 12, 13, 19, 20 e 27 de junho, aos sábados e domingos, às 15h, com transmissão simultânea também pela página de outro coletivo teatral, um a cada dia.

O enredo de Depósito se passa em um tempo no qual a arte se tornou um vírus e a pessoas infectadas, de nariz vermelho, são isoladas em um depósito de artistas. Com criação coletiva, dramaturgia de Matheus Barreto e direção de Rani Guerra, o espetáculo investiga a “palhaçaria periférica”, que cria diálogos com a cidade, suas periferias, seus artistas e suas excelências artísticas subversivas e resistentes. O texto surgiu de uma pesquisa pelas ruas do Itaim Paulista (região de atuação do grupo) na qual, imersos em improvisos, jogos e entrevistas, questionaram os habitantes sobre como seria para eles se a arte fosse uma expressão proibida.

No espetáculo, o vírus da arte causa uma doença com muitos sintomas e, em quadros mais graves, o paciente fica com o nariz vermelho. Um estado totalmente desarticulado é instituído com medidas severas para aniquilar a existência artística: depósitos são construídos para isolar os infectados/artistas.  Os palhaços – vividos por Kauan Scaldelai, Matheus Barreto, Priscyla Kariny, William Santana e Rogério Nascimento – são os últimos artistas restantes no Itaim Paulista, e são confinados. O nascimento de uma criança com o nariz vermelho acelera a necessidade de erradicar a síndrome. Ativistas protestam. E a poção de cura é adulterada pela criança com sua própria fralda. Quando ingerida pelos palhaços, o efeito é invertido, provocando uma epifania artística. Depósito é um espetáculo lúdico-musical-reflexivo sobre identidade cultural, arte e relações de autoridade. A música desempenha papel fundamental com paródias, releituras e composições originais, entre as quais um rap, que traz uma hilária batalha de palhaços.

FICHA TÉCNICA –Criação: A Companhia. Texto: Matheus Barreto. Direção: Rani Guerra. Elenco: Kauan Scaldelai, Matheus Barreto, Priscyla Kariny, William Santana e Rogério Nascimento. Técnico de som: William Santana. Direção musical: Joel Carozzi. Figurino: Eliana Carvalho, Paola Carvalho e Diego Felipe. Cenografia: A Companhia. Arte gráfica: Renan Preto. Fotos e vídeo: Recicla Filmes. Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação. Produção executiva: Pião Produções Artísticas. Assistência de produção: Priscyla Kariny e Rogério Nascimento. Idealização: Cia. Palhadiaço.

Espetáculo: Depósito

Cm Cia. Palhadiaço

Grátis. Duração: 60 minutos. Classificação: Livre. Gênero: Cômico.

04 de junho. Sexta, às 18h

Facebook/ciapalhadiaco | YouTube/CiaPalhadiaço

05 de junho. Sábado, às 15h

Facebook/ciapalhadiaco | Facebook/FragmentoUrbanoDanca | YouTube/CiaPalhadiaço

6 de junho. Domingo, às 15h

Facebook/ciapalhadiaco | Facebook/coletivoestopobalaio | YouTube/CiaPalhadiaço

12 de junho. Sábado, às 15h

Facebook/ciapalhadiaco | Facebook/saomateusemmovimento | YouTube/CiaPalhadiaço

13 de junho. Domingo, às 15h

Facebook/ciapalhadiaco | Facebook/oburacodoraculo | YouTube/CiaPalhadiaço

19 de junho. Sábado, às 15h

Facebook/ciapalhadiaco | Facebook/Circo.Palombar | YouTube/CiaPalhadiaço

20 de junho. Domingo, às 15h

Facebook/ciapalhadiaco | Facebook/rosas.perifericas | YouTube/CiaPalhadiaço

27 de junho. Domingo, às 15h

Facebook/ciapalhadiaco | Facebook/piaoproducoesartisticas | YouTube/CiaPalhadiaço

Cia. Palhadiaço

A Companhia Palhadiaço iniciou, em 2013, sua pesquisa sobre fazer teatro a partir de estudos e pesquisas na arte do ator. Em 2014, apresentou seu primeiro trabalho no Festival de Cenas Curtas – O Retrato Oval, de Edgar Allan Poe. No mesmo ano, produziu Que Isso Fique Entre Nós, texto autoral, e no segundo semestre começou o estudo do palhaço. O Espetáculo Espetacular estreou, em 2014, com apresentações na Praça da Matriz, em Iracemápolis/SP, e na Biblioteca Municipal de Limeira/SP. Em 2015, participou dos o Sarau Pé de Cana, em Iracemápolis, e no Sarau MERAKI, em Cosmópolis/SP; também apresentou o espetáculo no espaço CEAC (Centro de Educação de Arte e Cultura) em Iracemápolis, Piracicaba e Limeira. Em 2016, dois integrantes foram selecionados para o Programa de Formação para Jovens do Doutores da Alegria. Em 2017, ocorreu a reestreia de Espetáculo Espetacular no Sarau do Povo, em São Miguel Paulista, com novos integrantes e novos números. No mesmo ano, a companhia realizou seu primeiro Cabaré Palhadiaço, no Parque São Rafael (ZL), na sede do Grupo Rosas Periféricas, e iniciou o projeto Banda Palhadiaço, cujo repertório traz músicas circenses, ritmos brasileiros e composições próprias. Em 2018, a Cia. estreou Presepadas, que conta com habilidades circenses e pesquisa junto ao público infantil, e, em 2019, Podia ser Pior, que investiga a palhaçaria periférica. No mesmo ano iniciou pesquisa com o projeto Palhaço Marginal – A lógica do Ilógico, contemplado pelo Programa Vai I – Edição 2019.

Facebook: www.facebook.com/ciapalhadiaco

YouTube: www.youtube.com/channel/UCUaoze5_Clb7w_rGK4E4FxA

Instagram: https://www.instagram.com/ciapalhadiaco/