Como conquistar valores, atitudes e comportamentos fundamentais ao exercício da cooperação, cidadania, exercer a tolerância e a compreensão junto aos nossos companheiros de viagem nesta fascinante e complicada vida no século 21? Com o intuito de estimular encontros, as experiências em família, a troca de informações e a ajuda mútua no desenvolvimento de uma sociedade melhor, a Associação Cultural Casa das Caldeiras, em parceria com a Fundação Itaú Social, pesquisou e desenvolveu o Manual da Família – a difícil arte de educar no século XXI, e-book que agora está disponível gratuitamente para ser acessado e compartilhado pela população!
VAMOS FALAR DE FAMÍLIA?
Na última terça-feira, dia 14 de junho, em um evento muito especial, a Associação Cultural Casa das Caldeiras, com o apoio e patrocínio da Fundação Itaú Social, anunciou o lançamento oficial do e-book Manual da Família – A difícil arte de educar no Séc. XXI, que trata de temas importantes como as competências sócio relacionais e a construção de ambientes sadios e potentes, para que elas sejam desenvolvidas juntamente com valores. O objetivo do projeto é que este seja um manual utilizado, lido e compartilhado, estimulando os encontros, as vivências entre família e aproveitando as relações sociais para troca de informações, buscando uma sociedade mais humana, acolhedora e sensível.
Em um evento exclusivo para convidados, os organizadores apresentaram o resultado do projeto construído durante meses de pesquisa sobre o tema junto a comunidades. Estiveram presentes, especialistas das áreas de educação, direitos humanos, cidadania, infância e cultura, além de famílias que participaram do projeto contando suas experiências e trocando informações sobre as competências não-cognitivas como potência, como por exemplo: empatia, respeito ao outro, autonomia, estabilidade emocional, capacidade de superar fracassos, sociabilidade, curiosidade, perseverança e assim por diante.
Educar uma criança ou adolescente é, neste século, tarefa árdua para muitos agentes na sociedade como um todo: família, escola, igreja, amigos, adultos próximos, redes sociais. Nota-se a necessidade de uma formação compartilhada, algo que vá além dos projetos sócio educativos destes agentes e além da capacidade cognitiva.
O Manual da Família – A difícil arte de educar no Séc. XXI, chega com o objetivo de estimular ações e propor uma reflexão de forma inclusiva sobre um tema tão complexo e tão necessário. Através de um e-book, que será disponibilizado gratuitamente para download, o projeto visa estimular as experiências em família, a troca de informações e a ajuda mútua no desenvolvimento de uma sociedade melhor.
“Queremos estimular os encontros! Quando se trata de família, não existe receita pronta, não há fórmula mágica! Cada família é única e insubstituível e, apesar do atual descrédito atribuído a esta instituição, ela continua sendo a base da educação, dos cuidados e da formação de todos nós” … explicam Patrícia Mendes e Karina Saccomanno Ferreira.
Este manual é de fato um livro diferente, que além de estar disponível para utilização, compartilhamento e consulta, tem o objetivo de fazer parte efetivamente dos encontros, com dicas, motivações, orientações para educar e desenvolver pessoas. “Prezamos por manter uma linguagem de fácil acesso para todas as pessoas, independente de faixa etária, classe social, gênero, e assim por diante. O objetivo é que o manual faça parte dos encontros da vida! É um livro que pode ser lido em conjunto pela família (pais e filhos), professores e alunos, trabalhadores sociais e qualquer um que queira se inspirar, para construirmos uma sociedade mais sensível e humana. “ comenta Marcela B. Camara
Além de textos, o e-book conta com vídeos, atividades, dicas, sugestões e ideias criativas de oficinas que poderão ser aplicadas no dia-a-dia e que foram testadas anteriormente durante o processo de elaboração do e-book.
Vivemos em sociedades complexas, globais e ao mesmo tempo contraditórias, com mudanças a todo o momento que alteram os padrões econômicos, sócio culturais e políticos. Novas formas de experiências sociais e afetivas vieram acompanhadas de algumas consequências e acabaram deixando um pouco de lado a saudável convivência. Neste âmbito, se faz necessário o desenvolvimento de competências sócio relacionais, que são de responsabilidade das famílias e das comunidades. Expressar valores e atitudes de convivência, perseverança e pertencimento, é necessário para impulsionar quaisquer aprendizados, ganhar confiança social e auto confiança para partilhar e participar.
“Há um outro diferencial no processo educativo que queremos invocar: uma abordagem totalizante, integradora capaz de romper com as segmentações, paralelismos, fragmentações disciplinares e todos os tipos de fragmentações.” – explica Maria do Carmo Brant de Carvalho, autora do projeto.
O lançamento do e-book, realizado no dia 14 de junho, é a primeira fase de um projeto que busca, além de aproximar interessados em discutir os rumos da instituição família e a difícil arte de educar no século XXI, promover o debate e atividades dentro das famílias. Para participar deste projeto, basta acessar o Manual da Família, que está disponível gratuitamente, compartilhar com as pessoas próximas, com familiares e inseri-lo em seu cotidiano.
O objetivo é que ele faça parte da rotina das mais diferentes famílias estimulando as trocas de informações, os encontros e aproximação entre as pessoas.
É simples acessar o e-book. Basta entrar em algum dos links abaixo e realizar o download.
www.casadascaldeiras.com.br/manual
www.facebook.com/manualdafamiliaXXI
Canal do youtube: www.youtube.com/channel/UCEDHqMuaQMe9JwrINBLTF_g
Se você faz parte de uma família, que não necessariamente tenha o formato tradicional, com certeza irá se interessar por este manual que fala das habilidades não-cognitivas, sócio relacionais, da sua importância para o desenvolvimento humano, para o sucesso profissional e o convívio entre as pessoas, que se inicia no convívio familiar. Se prepare para uma leitura prazerosa, para colocar em prática todas as dicas do manual e não perca esta ótima oportunidade de refletir, redescobrir e avaliar as potências das nossas famílias e como as construímos no nosso cotidiano.
SOBRE A ASSOCIAÇÃO CULTURAL CASA DAS CALDEIRAS
“Casa das Caldeiras”é o nome dado a uma construção fabril de 1920, localizada na Avenida Francisco Matarazzo, que com seus tijolos e chaminés remete os visitantes à memória viva do período em que a cidade se transformou em metrópole.
Desde o seu restauro, em 1998-1999, abriu suas portas para a cidade e após alguns anos, passou a ser reconhecida como palco de eventos culturais, sociais, privados e coorporativos, valorizando os encontros, as relações sociais e a construção de novas histórias. Para isto, em 2005, foi criada a Associação Cultural Casa das Caldeiras (ACCC), organização da sociedade civil de interesse público e sem fins lucrativos, que desenvolve projetos pautados no desenvolvimento humano, no exercício da cidadania e na valorização do patrimônio. Desde então, se tornou um polo de cultura independente que é referência em São Paulo, com importantes atividades como o programa anual de residência artística Obras em Construção e o TODODOMINGO ou TODODOMINGO MUSICAL EM SP, que vem anualmente se consolidando como um dos projetos mais democráticos da cidade, possibilitando a produtores independentes, realizarem seus eventos e ocupar esse espaço de diferentes formas.
Entre os projetos que borbulham nesta antiga fábrica de caldeiras, estão os de cunho social, que buscam produzir novas perspectivas de atuação e protagonismo sócio-cultural para a cidade e o país. Fomentando contextos de troca de conhecimentos, partilhando e abrindo espaço para encontros, a ACCC quer dar oportunidade para que outro território seja criado: o da afetividade.
Foi assim que o espaço foi aberto para receber famílias que participaram de oficinas e relataram suas experiências, engrossando o caldo de um projeto que acaba de começar, chamado “Manual da Família – A difícil arte de educar no Séc. XXI” que como ponto inicial tem a criação de um e-book, feito em parceria com a Fundação Itaú Social, disponibilizado gratuitamente na internet.
“Gostamos de trabalhar com valores, com coisas que sejam verdadeiras e que permaneçam. Trabalhamos para que este seja um espaço onde as pessoas possam construir suas próprias estórias e queremos receber a todos indistintamente como queridos cidadãos. Entendemos que fazemos parte de um único mundo e somente com muito respeito ao outro, coexistindo em paz e valorizando nossas diferenças, avançaremos para um mundo melhor!” – comenta Karina Saccomanno, diretora do espaço Casa das Caldeiras.
Como hábito, a Casa das Caldeiras apoia iniciativas como o Mbaraeté Resistência – Festival Povos da Terra 2015, que quis chamar atenção para abusos cometidos pelo agronegócio contra os brasileiros nativos. Artistas como BNegão & Os Seletores de Frequência, Criolo e KL Jay se apresentaram, ao lado de grupos de rap guarani como Oz Guarani e os HuniKuin, do Acre, com o objetivo de sensibilizar e promover o engajamento da Sociedade Civil na Luta contra o genocídio indígena e as violações de direitos, a que são submetidos diariamente os Povos Originais da Terra.
EXPEDIENTE
PRESIDENTE ACCC – Karina Saccomanno Ferreira
DIREÇÃO DE PROJETOS – Joel Borges de Freitas Projetos Culturais
AUTOR DO PROJETO E-BOOK – Maria do Carmo Brant de Carvalho
GESTÃO, CURADORIA E PESQUISA PARA O E-BOOK – Karina Saccomanno Ferreira, Patricia Mendes, Maria Brant, Tiago Falcão, Marcela Camara
ENTREVISTAS DOMICILIARES – Patricia Mendes, Maria Brant, Marcela Camara, Nilce de Souza
CONCEPÇÃO E COORDENAÇÃO DAS OFICINAS PRESENCIAIS – Karina Saccomanno Ferreira, Patricia Mendes, Maria Brant, Tiago Falcão, Marcela Camara, Carlos Maldonado
FILMAGEM E REGISTRO DE DEPOIMENTOS DAS OFICINAS – Tiago Falcão, Cleyton Cristiano Russo
FOTOGRAFIAS DAS OFICINAS – Tiago Falcão, Cleyton Cristiano Russo, Patricia Mendes
ASSESSORIA DE IMPRENSA– Luciana Gandelini
EDIÇÃO – Karina Saccomanno Ferreira
PROJETO GRÁFICO – Papanapa
ILUSTRAÇÕES – Leandro Lobo
PATROCINADOR – Fundação Social Itaú
Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini – lucigandelini@gmail.com(11)-99568-8773