AMIGO DO BAIRRO | ACONTECE EM 28.07.2022

AMIGO DO BAIRRO | ACONTECE EM 28.07.2022

FESTEJOS DO IPIRANGA – A Comissão Organizadora dos Festejos de Aniversário do Bairro do Ipiranga, como nos anos anteriores, tem promovido reuniões preparatória, dos eventos que serão realizados no mês de setembro. Preliminarmente, ficou estipulado que no dia 1º de setembro a abertura oficial será no SESC – Ipiranga com a apresentação da Orquestra do Instituto Baccarelli(Heliópollis) e no dia 2 de setembro haverá a palestra “A Maçonaria e a Independência” na Distrital do Ipiranga da Associação Comercial de São Paulo(Rua Benjamin Jafet nº95). Proximamente daremos outros detalhes.

HISTORIANDO – Em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil, fato que já deveria estar exaustivamente comemorado, em especial, em nosso Bairro, o “Berço da Independência”, vamos mostrar alguns aspectos de nossa história. Falaremos do magnífico quadro existente no Salão Nobre do Museu Paulista do Ipiranga: “O Grito do Ipiranga” de Pedro Américo. Não quero “jogar um balde de água fria” e sim retratar a história. Pedro Américo pintou o quadro uns 60 anos depois da Independência e inspirou-se no quadro de 1807 de Jean-Louis Ernest Meissonier, onde aparece Napoleão em seu cavalo branco. Um e outro quadro tem muita semelhança. Há suspeita de plágio, segundo historiadores. É claro que ficou muito bonito e marcante para nossa história pois os “viajantes” da Independência que acompanhavam Dom Pedro I, viajavam, na maioria, em mulas. Os ipiranguistas estão ansiosos pela chegada de 7 de setembro, quando será inaugurado o Novo Museu do Ipiranga. Dia 7 será para as autoridades e dia 8 para o público.  

ESCOLHA DO SAMBA – Dia 7 de agosto será o último dia para os compositores entregarem as suas composições(samba-enredo) para a diretoria da Escola de Samba Imperador do Ipiranga. A escolha do melhor trabalho será durante a festa, regada de feijoada e roda de samba, no dia 27 de agosto. Não percam essa festança !

CORAL MUSICAL – Você que gosta de música e que gostaria de cantar, mesmo que ainda tenha que aprender, chegou a sua vez: inscreva-se e participe do maravilhoso Coral Cantate Domino do Santuário de Nossa Senhora Aparecida do Ipiranga (Rua Labatut). Procure o maestro Leonardo ou ligue para ele para obter informações: 94033-9698.

11 de AGOSTO – A Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da USP(Arcadas) promoverá o tradicional almoço comemorativo do Dia do Advogado, lá no restaurante do Clube Paulistano. As inscrições já estão abertas.

SEMANA JURÍDICA – A OAB do Ipiranga promoverá de 8 a 11 de agosto, diversos eventos em comemoração ao Dia do Advogado. Estão programadas palestras e homenagens. Na próxima semana divulgaremos a programação completa. Mais informações pelo telefone 2069-8022.

PAGODE DO MAURICINHO – Agora, às 6as.feiras, a partir das 20,00 horas, você terá um alegre encontro no Pra Ti Faria no Pagode do Mauricinho. Onde ? Na Av.Faria Lima nº2627.

FESTA JULINA – A Escola de Samba Imperador do Ipiranga promoverá nos dia 30 e 31 de julho uma grande Festa Julina em sua quadra – Av. Carioca nº 99, com entrada franqueada ao público. Participem !

MUSEU DO IPIRANGA– Como falamos anteriormente, a construção do Museu deveu-se  ao empenho de Joaquim Ignácio Ramalho, o Barão de Ramalho, pois superou enormes obstáculos para que essa obra fosse terminada.. O primeiro fracasso foi em junho de 1825, quando da campanha de subscrição voluntária. O segundo fracasso foi quando a Assembleia  Império) aprovou a quantia de 4:000$00 e Assembleia Provincial Paulista votou igual importância nos orçamentos de 1838 e 1839. Essas verbas não foram empregadas. A 3ª tentativa foi no dia 6 de setembro de 1853, na casa de José Gabriel Rodrigues dos Santos com a participação do Brigadeiro Raphael Tobias de Aguiar, esposo de Maria Domitila do Canto e Castro, a Marquesa de Santos, que também não sortiu nenhum resultado para a construção do Museu. Na próxima edição relataremos a QUARTA tentativa.

PENSAMENTO – .”As asas podem até ser iguais para todos, mas o destino do vôo quem escolhe é você .“(desconhecido).

AMIGO DO BAIRRO –  Acompanhe a partir da sexta-feira e por uma semana,  nossa matéria em www.independenciaoumorte.com.br , o Portal do Ipiranga, OAB-Ipiranga,