Infelizmente, Caro Visitante, não temos notícias a respeito da reabertura do nosso Querido Museu. As últimas informações obtidas – bem desatualizadas – encontram-se a seguir:
O Museu Paulista da Universidade de São Paulo projeta abrir seu Edifício-Monumento inteiramente à visitação pública (hoje, um terço de seu espaço está ocupado com áreas internas de trabalho e guarda de seu rico acervo, que conta com mais de 200 mil unidades referentes à história da cultura material de São Paulo e do Brasil).
Além da restauração e reformulação do Edifício-Monumento, projeta ampliar suas áreas de exposições e equipamentos de uso público como auditório e cafeteria.
Ao mesmo tempo – e para poder atingir estes objetivos –, prepara a construção de um Bloco Técnico para abrigar adequadamente suas atividades de pesquisa e curadoria científicas.
Assim, são previstos:
1. Novas áreas para o público: na parte posterior ao Museu (ligando o Edifício-Monumento ao Bloco Técnico), uma grande área subterrânea iluminada com luz natural através de clarabóia, comportará um espaço expositivo livre, planejado para exposições de envergadura, assim como a instalação de um auditório e de equipamentos para conforto do público, representando uma importante mudança de escala e qualidade nas áreas abertas à visitação no Museu Paulista.
2. Bloco Técnico: um Bloco Técnico será especialmente construído para abrigar de forma muito mais adequada todas as reservas técnicas de acervo e as atividades científicas de pesquisa e de curadoria museológica, aí incluídos os laboratórios de conservação e restauro, a biblioteca, o centro de documentação, os serviços de museografia e comunicação visual, de informática e dos setores administrativos, tudo dentro dos padrões técnicos internacionais atualmente em vigor, permitindo ao Museu Paulista uma situação condizente com sua condição de museu de referência, pertencente à Universidade de São Paulo e, assim, com suas missões científicas e culturais.
3. Restauração e readequação do Edifício-Monumento: quando for possível liberar todo o Edifício-Monumento, este deverá passar por amplo processo de renovação para ser inteiramente aberto ao público.
Autorização concedida pelo Governo do Estado
Em 14 de fevereiro último e visando a realização da primeira etapa deste projeto, o Excelentíssimo Senhor Governador José Serra assinou expediente autorizando uso de área contígua e posterior ao Edifício-Monumento, para desenvolvimento dos estudos e do projeto executivo de criação do subterrâneo que comportará exposições, auditório e outros equipamentos abertos ao público.