O grande destaque do Parque é o conjunto formado pelas fontes e pelo jardim francês. Os chafarizes que compõem a fonte, projetados para as comemorações do ano de 1922 (centenário da Independência do Brasil) foram restaurados em 2004 e encontram-se em pleno funcionamento. O Parque é um marco histórico nacional, localizado na Colina do Ipiranga, de onde D. Pedro I declarou a independência do país em 1822. Em sua área localiza-se ainda o Museu Paulista, de propriedade da USP, e uma estátua em homenagem ao “grito do Ipiranga”, de autoria do italiano Ettore Ximenez.
Área
161.300m²
Ano de Criação
1989
Fauna
periquito-verde, bem-te-vi, sabiá, sanhaço, tico-tico, pardal, coruja-orelhuda, cambacica, rolinha, anu-branco, corruíra, gambá e sagüi-de-tufo-branco.
Flora
jardins francês, topárias de buxos, azaléias, rosas, palmeiras, ciprestes, guapuruvu, pau-ferro, sapucaia, cedro, figueira, araribá e árvores frutíferas.
Particularidades
O Parque Independência é um marco histórico nacional. Na Colina do Ipiranga, junto ao Riacho do Ipiranga, D. Pedro I declarou o país independente de Portugal em 1822. O Parque abriga o Museu Paulista, mais conhecido como Museu do Ipiranga, além de uma estátua em homenagem ao Grito do Ipiranga, de autoria do italiano Ettore Ximenez. Um jardim projetado em estilo francês une o museu e o monumento aos outros edifícios existentes no local, que abrigam um viveiro de plantas e um museu de zoologia.
Av. Nazareth, s/n – Ipiranga
Fone: (11)2273-7250
Funcionamento: 5h às 20h