Canal Reload explora o universo dos quadrinhos para trazer notícias importantes para o público jovem

Canal Reload explora o universo dos quadrinhos para trazer notícias importantes para o público jovem

Os ilustradores oficiais do Canal Reload, Fernando Rocha e Nathan Albrecht, falam da experiência de transformar notícias da atualidade em HQs feitas em formato para Instagram.

Conheça os quadrinhos do Canal Reload que transformam notícias em histórias desenhadas

Na última quarta-feira, dia 23 de março de 2022, o Canal Reload lançou mais uma HQ inédita em seu perfil do instagram @canalreload, dessa vez a partir de uma reportagem da Agência Pública sobre as consequências de um dos maiores crimes ambientais já ocorridos no Brasil: a tragédia de Brumadinho (MG).

A HQ feita pelo ilustrador Fernando Rocha Aguiar pode ser acessada em www.instagram.com/p/CbuwWbFp5Kz e apresenta dados de uma pesquisa feita pela Universidade Federal de Minas Gerais que demonstram que 28,9% da população atingida pela barragem em Brumadinho, sofre de depressão atualmente. 

A ação faz parte de uma série de HQ’s feitas especialmente para o Canal Reload pelos ilustradores Fernando Rocha (@fernandorochaaguiar) e Nathan Albrecht (@cartoonates), que abusam da criatividade e da sensibilidade para transformar notícias reais, que tratam de temas complexos, em desenhos criativos e esclarecedores. 

Com um tom informativo, os quadrinhos transitam por temas como a educação e o combate à evasão escolar, as pautas e a luta LGBTQIA+, o combate a violência de gênero, o racismo estrutural, a preservação do meio ambiente, a resistência dos povos originários do Brasil, entre outros. E atingem muita gente, já que o Canal Reload se conecta com mais de 50 mil seguidores de todo o Brasil. 

Nathan Albrecht, de 22 anos, profissional de Marketing e Ilustrador de Curitiba, é um homem trans apaixonado por contar histórias que prezam pela inclusão e diversidade. E foi contando a sua própria história que ele viralizou nas redes e foi convidado a integrar o time do Canal Reload, em 2020.

Desde então, passou a ilustrar histórias como a da apresentadora Ariana Paes que sofreu transfobia no período em que era apresentadora da TV Maskate, em Manaus (www.instagram.com/p/CYEdCuAhX5j/), a de Mariza e sua filha, com um relato emocionante sobre Alzheimer Precoce (www.instagram.com/p/CXyb-33Fp0o/) ou o caso de Bia, que contou os horrores que a levaram a se refugiar na Itália para fugir da violência no Brasil, algo que a acompanhava por ser uma mulher trans (https://www.instagram.com/p/CXgY1nrIBRn). 

“Contar histórias impactantes e transformar essas notícias em HQs é uma oportunidade de ouro, e me sinto fazendo a diferença na vida das pessoas”, comenta Nathan, que também relatou em uma HQ a experiência dele e de seu amigo Caê, que é jornalista e homem trans, com o trajeto da mastectomia ou cirurgia de retirada de mamas (www.instagram.com/p/CaCn01_sKwq/)

“Ser uma pessoa trans no país que mais mata pessoas trans no mundo não é uma vivência fácil, e saber que existem pessoas que se interessam pela nossa jornada, nos dá muita vontade de continuar vivendo e mostrando onde podemos chegar. Sou extremamente grato por essa oportunidade”, finaliza Nathan.

O Canal Reload conta também com as ilustrações de Fernando Rocha Aguiar, 36 anos, que vive em Santos -SP e há 7 anos desenvolve projetos autorais de ilustração e histórias em quadrinhos para o mercado publicitário, além de ser o autor da página Arte Contra o Sistema (@artecontraosistema). Formado em história pela Universidade Católica de Santos, possui especialização em Documentação Museológica pelo Comitê Internacional de Documentação (CIDOC), além de ser Técnico em Design Gráfico e Desenho Artístico. 

Entre os quadrinhos feitos pelo ilustrador, estão as histórias do ativista da comunidade LGBTQIA+ Rosinaldo Rodrigues, que foi assassinado em Manaus (www.instagram.com/p/Ca4rnATMp9u/) e do pescador Carlos Antônio Bezerra dos Santos, que vive há 30 anos debaixo das pontes do Recife (www.instagram.com/p/CZej0P1szfz/). 

São dele também as ilustrações das séries Vozes das Ruas (www.instagram.com/canalreload/guide/vozes-das-ruas/17929934545707095/) que relata a vida de pessoas em situação de rua, e Depois das Grades, com relatos de pessoas que passaram pelo cárcere (www.instagram.com/canalreload/guide/depoisdasgrades/17903672980679706).

“Começar a trabalhar junto à equipe do Reload foi muito especial pra mim pois sempre acompanhei a mídia independente. Acredito que o trabalho desenvolvido pela mídia alternativa contribui muito para o fortalecimento de uma massa crítica de oposição ao caos social, político e econômico que o país atravessa. Nesse sentido, o RELOAD é uma escola, onde tenho liberdade artística total para interpretar os conteúdos das reportagens e transformá-las em um formato de narrativa sequencial por meio das HQS”, comenta Fernando

O Reload é um canal de notícias jovem que produz conteúdo a partir das reportagens e checagens de 10 organizações jornalísticas: Agência Lupa, Agência Pública, Amazônia Real, Congresso em Foco, Énois, Marco Zero Conteúdo, O Eco, Ponte Jornalismo, Projeto #Colabora e Repórter Brasil.  Juntas, elas têm mais de 100 prêmios nacionais e internacionais, como o Prêmio Gabriel García Márquez, Prêmio Rei da Espanha e um Leão de Bronze do Festival de Cannes

O projeto foi uma das iniciativas ganhadoras do Google News Innovation Challenge em 2019, projeto do Google News Initiative, e contou também com apoio da Fundação Ford no Brasil. Em 2022, o projeto foi selecionado para o YouTube’s Sustainability Lab, que tem o objetivo de apoiar organizações de notícias a desenvolverem modelos de negócios sustentáveis em vídeo na plataforma.

Mais informações em @canalreload no Instagram, TikTok, Twitter e também no Youtube.

SERVIÇO: Confira as últimas HQ’s do Canal Reload 

A Luta de trabalhadores de Brumadinho: www.instagram.com/p/CbuwWbFp5Kz

Meu corpo político quer viver em paz: www.instagram.com/p/CaCn01_sKwq/

Apresentadora Ariana Paes sofre transfobia em Manaus: www.instagram.com/p/CYEdCuAhX5j/

Alzheimer Precoce – Um relato de quem convive com a doença: www.instagram.com/p/CXyb-33Fp0o/

Fugindo da Transfobia – Uma brasileira refugiada na Itália: www.instagram.com/p/CXgY1nrIBRn/

Ativista Rosinaldo Rodrigues, assassinado em Manaus: www.instagram.com/p/Ca4rnATMp9u/

O pescador que vive há 30 anos debaixo das pontes do Recife: www.instagram.com/p/CZej0P1szfz/

Série: Vozes das Ruas: www.instagram.com/canalreload/guide/vozes-das-ruas/17929934545707095/

Série: Depois das Grades: www.instagram.com/canalreload/guide/depoisdasgrades/17903672980679706

Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini – luciana.gandelini@gmail.com – (11) 99568-8773