Cia do Tijolo abre inscrições gratuitas para o Núcleo Musical Permanente 

Cia do Tijolo abre inscrições gratuitas para o Núcleo Musical Permanente 

Com duração de onze meses, o núcleo será realizado em parceria com a Cia dos Inventivos, Grupo Pombas Urbanas, Engenho Teatral e A Próxima Companhia. Qualquer pessoa interessada pode participar!

Núcleo Musical Permanente da Cia do Tijolo recebe inscrições até 07 de março

Até o dia 07 de março de 2022 (segunda-feira), é possível se inscrever para participar do Núcleo Musical Permanente da Cia do Tijolo, ação que faz parte do projeto “A Cabeça Pensa onde os Pés Pisam – celebrando Paulo Freire no seu centenário” contemplado na 37ª  Edição do Programa de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo. 

Gratuito e aberto ao público geral, o Núcleo Musical Permanente da Cia do Tijolo será iniciado em 08 e 09 de março, e terá onze meses de duração. Serão formadas 04 (quatro) turmas em parceria com a Cia dos Inventivos, Grupo Pombas Urbanas, Engenho Teatral e A Próxima Companhia.

As inscrições podem ser realizadas pelo link https://forms.gle/1GkAxUgWHiLRtAq17  e as turmas terão encontros presenciais e virtuais, iniciando com atividades online às terças-feiras, às 18h30 e 20h00, e às quartas-feiras às 18h30 e às 20h00.

A Cia. do Tijolo, ao longo de sua trajetória, vem aprofundando a pesquisa sobre a utilização da música no teatro. Com isso, construiu um vasto repertório de procedimentos relacionados ao uso dos sons, da voz e da música como elementos centrais na dramaturgia. O grupo tem, na música, e na forma como a  utiliza, um dos pilares essenciais da sua poética. 

Sendo uma companhia teatral com uma dedicação tão profunda e continuada à  especificidade musical, em 2017, com subsídios da Lei de Fomento ao Teatro de São Paulo, o grupo fundou o Núcleo  Permanente de Estudos Musicais da Cia. do Tijolo

Além de abrir possibilidades para que os conhecimentos adquiridos nessa área pudessem ser compartilhados, o projeto buscou colaborar com a grande demanda da comunidade teatral por conhecimentos musicais voltados especificamente para o teatro. 

Naquele momento, cerca de 400 pessoas participaram dos encontros e o núcleo se estendeu  até março de 2020 quando, em razão da pandemia da COVID-19, os trabalhos foram interrompidos.  

Visando retomar essa pesquisa e ampliar a abrangência do Núcleo como formação e aprimoramento principalmente para a comunidade teatral, a Cia do Tijolo abre novas inscrições para essa experiência pedagógica inclusiva. 

Sobre a Cia do Tijolo

A Cia do Tijolo nasceu do desejo de fazer um espetáculo a partir da obra de Patativa do Assaré. Assim foi criado o espetáculo “Concerto de Ispinho e Fulô”. Outro poeta, Federico Garcia Lorca, inspirou seu segundo espetáculo “Cantata para um Bastidor de Utopias” e o educador Paulo Freire inspirou a terceira criação do grupo: “Ledores no Breu”. O último espetáculo “O Avesso do Claustro”, convida o público para um encontro com uma das figuras mais importantes da história brasileira do século XX, Dom Helder Câmara, o bispo vermelho.

Com seus espetáculos a Cia do Tijolo recebeu indicações em importantes premiações, foi três vezes vencedora do Prêmio Shell, duas vezes vencedora do Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro e duas vezes indicada ao Prêmio Governador do Estado de São Paulo.

Mais informações: www.facebook.com/ciadotijolo e www.instagram.com/ciadotijolo

SERVIÇO: Inscrições para o Núcleo Musical Permanente da Cia do Tijolo

Quando: Inscrições até o dia 07 de março de 2022 (segunda-feira)

Início das aulas: 08 e 09 de março de 2022

Link para inscrições: https://forms.gle/1GkAxUgWHiLRtAq17

Coordenação do Núcleo: William Guedes | Coordenadora de produção: Suelen Garcez 

Grupos parceiros: Cia dos Inventivos, Grupo Pombas Urbanas, Engenho Teatral e A Próxima Companhia

TURMAS: Terças-feiras – Primeira turma: 18h30 às 19h30 – Com parceria da Cia dos Inventivos

Terças-feiras – Segunda turma: 20h00 às 21h00 – Com parceria do Grupo Pombas Urbanas

Quartas-feiras – Primeira turma: 18h30 às 19h30 – Com parceria da A Próxima Companhia

Quartas-feiras – Segunda turma: 20h00 às 21h00 – Com parceria do Engenho Teatral

Grátis – Aberto ao público geral – Não é necessário ter experiência anterior

Realização: Cia do Tijolo, Cooperativa Paulista de Teatro e Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo

Assessoria de Imprensa – Luciana Gandelini – Cel (11) 99568-8773 – luciana.gandelini@gmail.com