Cia do Tijolo promove debates artísticos online sobre processos de criação e textos teatrais

Cia do Tijolo promove debates artísticos online sobre processos de criação e textos teatrais

As “Desmontagens virtuais” propõem conversas sobre processos artísticos e criativos entre o elenco da Cia do Tijolo e participações especiais. A ação será transmitida no canal do grupo no Youtube.

Cia do Tijolo propõe Desmontagens Virtuais de todos os seus espetáculos 

Nos dias 01 e 02 de março de 2022, a Cia do Tijolo realiza as duas últimas Desmontagens Virtuais da temporada, refletindo sobre os processos criativos de seus espetáculos. As atividades virtuais serão gratuitas e transmitidas no canal do youtube da Cia do Tijolo https://www.youtube.com/c/ciadotijolo 

O grupo nomeou como Desmontagem o encontro virtual que visa abordar o trabalho teatral que não tem em si uma única via de possibilidades, podendo ser mesclado com conversas e interação direta com plateia, transitando por textos teatrais da própria companhia ou de outro grupos, autores e autoras. 

“A Desmontagem é um espaço aberto para o debate artístico, sem um formato específico a ser seguido, que será aprofundado conforme a escolha de cada artista participante”, comenta a Cia do Tijolo.

A primeira ação aconteceu em 24 de fevereiro, com a Desmontagem Virtual Concerto de Ispinho e Fulô. E contou com a participação do elenco formado por Rogério Tarifa, Dinho Lima Flor, Fabiana Barbosa, Jonathan Silva e Karen Menatti; e como convidado, o cineasta, roteirista, documentarista, produtor, poeta e escritor cearense Rosemberg Cariry.

Dia 25 de fevereiro foi a vez da Desmontagem Virtual do espetáculo Ledores no Breu, com Dinho Lima Flor, Rodrigo Mercadante, Jonathan Silva, Karen Menatti e como convidada, a premiada escritora Maria Valéria Rezende. Ambas as desmontagens estão salvas no canal do Youtube da Cia.

No dia 1º de março (terça-feira), às 20h00, a Desmontagem Virtual Cantata Para um Bastidor de Utopias terá a participação do elenco do espetáculo Rodrigo Mercadante, Lilian de Lima, William Guedes, Fabiana Barbosa, Thais Pimpão e Rogério Tarifa e do convidado Adriano Diogo, geólogo e político; e da convidada Rosalina Santa Cruz, professora e militante política.

Finalizando a temporada, no dia 02 de março (quarta-feira), às 20h00, acontece a Desmontagem Virtual O Avesso do Claustro, com participação do elenco formado por Dinho Lima Flor, Rodrigo Mercadante, Karen Menatti, Lilian de Lima e Maurício Damasceno, da equipe técnica da Cia do Tijolo e das participações do monge beneditino, escritor e teólogo brasileiro, Marcelo Barros e do sociólogo, educador social e membro da ABEF, Eduardo Brasileiro.

As Desmontagens Virtuais são coordenadas pela equipe técnica da Cia do Tijolo, formada por Flávio Barollo (técnico audiovisual), Fábio Viana (design gráfico), Suelen Garcez (coordenadora de produção) e  Lucas Vedovoto (assistente de produção) 

A ação Desmontagens marca o início do projeto “A Cabeça Pensa onde os Pés Pisam – celebrando Paulo Freire no seu centenário” contemplado na 37ª  Edição do Programa de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo. 

Essas atividades, eminentemente pedagógicas, mesclam trechos de encenação, vídeos e música ao vivo, além de conversas acerca dos temas que circundam cada um dos espetáculos da Cia do Tijolo, com falas das pessoas convidadas e participação da plateia no chat. 

“A cada encontro iremos destrinchar um dos espetáculos e esmiuçá-lo com novas perguntas e perspectivas. Contaremos com pessoas convidadas e interação do público para ampliar o debate com questionamentos e compartilhamento de experiência”, finaliza o grupo.

Sobre a Cia do Tijolo

A Cia do Tijolo nasceu do desejo de fazer um espetáculo a partir da obra de Patativa do Assaré. Assim foi criado o espetáculo “Concerto de Ispinho e Fulô”. Outro poeta, Federico Garcia Lorca, inspirou seu segundo espetáculo “Cantata para um Bastidor de Utopias” e o educador Paulo Freire inspirou a terceira criação do grupo: “Ledores no Breu”. O último espetáculo “O Avesso do Claustro”, convida o público para um encontro com uma das figuras mais importantes da história brasileira do século XX, Dom Helder Câmara, o bispo vermelho.

Com seus espetáculos a Cia do Tijolo recebeu indicações em importantes premiações, foi três vezes vencedora do Prêmio Shell, duas vezes vencedora do Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro e duas vezes indicada ao Prêmio Governador do Estado de São Paulo.

Mais informações: www.facebook.com/ciadotijolo e www.instagram.com/ciadotijolo

SERVIÇO: Temporada Desmontagem Virtual dos espetáculos da Cia do Tijolo

Com Cia do Tijolo e participações especiais – Grátis – Classificação Livre

Quando: 1º de março de 2022 (terça-feira) – Horário: 20h00

Ação: Desmontagem Virtual Cantata Para um Bastidor de Utopias

Onde assistir: https://www.youtube.com/c/ciadotijolo 

Elenco: Rodrigo Mercadante, Lilian de Lima, William Guedes, Fabiana Barbosa, Thais Pimpão, Rogério Tarifa

Participação: Adriano Diogo, Rosalina Santa Cruz

Equipe Técnica: Flávio Barollo (técnico audiovisual), Fábio Viana (design gráfico), Suelen Garcez (coordenadora de produção), Lucas Vedovoto (assistente de produção)

Quando: 02 de março de 2022 (quarta-feira) – Horário: 20h00

Ação: Desmontagem Virtual O Avesso do Claustro

Onde assistir: https://www.youtube.com/c/ciadotijolo 

Elenco: Dinho Lima Flor, Rodrigo Mercadante, Karen Menatti, Lilian de Lima, Maurício Damasceno

Participação: Eduardo Brasileiro e Pe Marcelo Barros

Equipe Técnica: Flávio Barollo (técnico audiovisual), Fábio Viana (design gráfico), Suelen Garcez (coordenadora de produção), Lucas Vedovoto (assistente de produção)

Realização: Cia do Tijolo, Cooperativa Paulista de Teatro e Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo

Assessoria de Imprensa – Luciana Gandelini – Cel (11) 99568-8773 – luciana.gandelini@gmail.com