Rosas Periféricas apresenta Labirinto Selvático e Ladeira das Crianças em projeto que comemora os 10 anos do grupo

Rosas Periféricas apresenta Labirinto Selvático e Ladeira das Crianças em projeto que comemora os 10 anos do grupo

O Grupo Rosas Periféricas, atuante no Parque São Rafael, Zona Leste de São Paulo, segue com o projeto Rosas Faz 10 Anos – Memórias de um Teatro Maloqueiro, iniciado em março de 2021. Todas as atividades são gratuitas com exibição online pelo Facebook/rosas.perifericas e YouTube/RosasPeriféricas.

No mês de novembro, o Rosas Periféricas apresenta dois espetáculos que fazem parte do segundo ciclo de suas produções (2014 – 2019): Labirinto Selvático (de 4 a 27/11, quinta e sábado, às 20h) e o infantil Ladeira das Crianças – TeatroFunk (de 10 a 26/11, quarta, quinta e sexta, às 15h).

Também em novembro, o Sarau da Antiga 28 (criado pelo Rosas Periféricas) recebe o Sarau da Brasa (13/11, sábado, às 17h) e Sarau Tem Coragem!? da Okupação Cultural Coragem (27/11, sábado, às 17h). E seguem, até 26/11, as oficinas artísticas para crianças, jovens e adultos, cujas inscrições podem ser fitas pelas redes sociais do grupo: Construção de Rima, Oficina de Passinho e História do Funk, ministradas por Renata Prado, Fanieh e Pablinho IDD, respectivamente.

Em dezembro, fechando esse ciclo do projeto, a programação traz outros dois espetáculos do Grupo Rosas Periféricas – Narrativas Submersas e Lembranças do Quase Agora, além de Roda de Conversa sobre O Corpo da Atriz e do Ator, conduzida por Fernanda Haucke (atriz, dançarina, preparadora corporal, produtora e educadora, parceira do grupo, principalmente no que se refere ao corpo em cena).

Rosas Faz 10 Anos – Memórias de um Teatro Maloqueiro foi contemplado na 34ª edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo. Iniciada em março, a programação traz uma mostra de repertório com as produções do coletivo, de 2009 a 2019, e também contempla outras ‘vozes’, inspiradoras para o grupo: montagens de companhias parcerias, oficinas, saraus e rodas de conversa, entre outras.

PROGRAMAÇÃO 2ª ETAPA | NOVEMBRO DE 2021

Onde assistir: Facebook/rosas.perifericas e YouTube/RosasPeriféricas.

Teatro | Grupos Rosas Periféricas

Espetáculo: Labirinto Selvático

04, 06, 11, 13, 18, 20, 25 e 27 de novembro. Quintas e sábados, às 20h.

Grátis. Gênero: Drama. Duração: 60 minutos. Classificação: 12 anos

Sinopse: Uma explosão no complexo petroquímico próximo é o agente disparador para esse capítulo final da trilogia Parque São Rafael – Labirinto Selvático, iniciada em 2014 pelo Rosas Periféricas. A partir desse fato, o elenco apresenta as versões, previsões e invenções sobre o futuro no bairro, em texto construído a partir da pesquisa com os moradores locais.

FICHA TÉCNICA – Roteiro e direção: O Grupo. Elenco: Gabriela Cerqueira, Michele Araújo, Paulo Reis, Monica Soares, Rogério Nascimento e Matheus Barreto. Colaboração dramatúrgica: Zernesto Pessoa. Colaboração de cena: Marta Baião. Preparação musical e percussão: Rogério Nascimento. Imagem de projeção: Sebastiana Batista e Nalva Medeiros. Produção musical: Fezsantos. Figurino: O Grupo e Isa Santos. Cenografia: O Grupo. Sonoplastia: Leandro Melque. Iluminação: O Grupo. Operadora de luz: Danielle Meireles. Operação de projeção e de som: Viviane Barbosa. Juventude Rosas Periféricas: Fabricio Enzo. Produção geral: Michele Araújo. Produção executiva: Paulo Reis e Michele Araújo. Produção administrativa e financeira: Monica Soares. Transmissão de vídeo: Rogério Nascimento. Criação e revisão de textos: Gabriela Cerqueira. Produção audiovisual: Mazze Filmes. Fotografias: Andressa Santos. Artista gráfico: Rafael Victor. Social media: Priscyla Kariny. Intervenção nas redes: Cia. Palhadiaço. Realização: Grupo Rosas Periféricas. Agradecimentos: Everton Santos, Lennon Thomaz, Leandro Melque, Toni Baptiste, Laís Oliveira, Pião Produções Artísticas, Adriana Bluntrit, Giane Maia, Carolina Souza, Guto Togniazzolo, Fernanda Haucke, Sebastiana Batista, Nalva Medeiros, aos moradores(as) do Parque São Rafael que partilharam as previsões do futuro do nosso território.

Espetáculo infantil: Ladeira das Crianças – TeatroFunk

10, 11, 12, 17, 18, 19, 25 e 26 de novembro. Quarta, quinta e sexta, às 15h.

Grátis. Gênero: Infantil. Duração: 45 minutos. Classificação: Livre

Sinopse: No ‘bonde’ da ladeira tem criança que sonha em ser DJ, menino curioso para saber o que há dentro do pote, menina de cabelo de nuvem. Tem criança igual a todo mundo que foi criança um dia e morou na periferia. As histórias de crianças periféricas ganham a cena e revelam seus desejos e sonhos, embalados pelo ritmo do funk. Após, a exibição do espetáculo terá um bate papo com os artistas do grupo sobre temáticas que ronda o espetáculo.

Ficha Técnica – Texto: Grupo Rosas Periféricas – livremente inspirado nos livros Amanhecer Esmeralda e O Pote Mágico, de Ferréz. Dramaturgia: Marcelo Romagnoli. Direção: O Grupo. Elenco: Gabriela Cerqueira, Michele Araújo, Monica Soares, Paulo Reis e Rogério Nascimento. Coreografia: Michel Quebradeira Pura. Músicas: MC Kelvin Alves e Michele Araújo. Produção musical: Leony Fabulloso e Fezsantos. Preparação musical: Rogério Nascimento. Figurino: Isa Santos. Cenário: Patrícia Faria. Produção cenográfica: Paula Rosa e Camila Olivetti. Juventude Rosas Periféricas: Fabricio Enzo. Produção geral: Michele Araújo. Produção executiva: Paulo Reis e Michele Araújo. Produção administrativa e financeira: Monica Soares. Transmissão de vídeo: Rogério Nascimento. Criação e revisão de textos: Gabriela Cerqueira. Produção audiovisual: Mazze Filmes. Fotografias: Andressa Santos. Artista gráfico: Rafael Victor. Social media: Priscyla Kariny. Intervenção nas redes: Cia. Palhadiaço. Realização: Grupo Rosas Periféricas. Agradecimentos: às crianças do Parque São Rafael e Jardim Vera Cruz que brincaram conosco, Daniela Cordeiro, Coral Alvarenga, Allan Bravos, Vitorino Manoel, Laís Oliveira, Renata Prado e Preta Rara.

Saraus

SARAU DA ANTIGA 28 PERGUNTA

Com Gabriela Cerqueira, Michele Araújo, Monica Soares, Paulo Reis e Rogério Nascimento.

13 de novembro (sábado, às 17h) – Convidado: Sarau da Brasa

27 de novembro (sábado, às 17h) – Convidado: Sarau Tem Coragem!?

Grátis. Duração: 1h. Livre.

O Sarau da Antiga 28 Pergunta são encontros virtuais ao vivo: visitas e homenagens do Sarau da Antiga 28, criado pelo Rosas Periféricas, a saraus tradicionais de São Paulo, cuja troca de experiência irá nortear suas novas edições. O objetivo dos encontros é entender a dinâmica de cada um, conhecer suas histórias e reverenciá-los, reservando momentos para literatura marginal com poesias e lançamento de livro. O Rosas Periféricas começou a participar de saraus em 2015. Em 2016, criou o Sarau da Antiga 28, propondo discussões e reflexões sobre temas como política, mulheres, cor da pele e a América Latina, tudo regado a muita poesia lida e inventada. O nome vem do endereço de sua primeira sede, cuja Rua Martin Lumbria era conhecida como “antiga Rua 28”, no Parque São Rafael

O Sarau da Brasa, criado em julho de 2008 no bairro de Vila Brasilândia, zona norte de São Paulo, é parte integrante de um movimento de “literatura periférica”, que acontece principalmente nas periferias da capital paulista. No encontro com o Sarau da Antiga 28 participam: Sonia Regina Bischain, Michell da Silva, Sidnei das Neves, Vagner Souza e Samanta Biotti.

Em 2017, teve início o Sarau Tem Coragem!?, na Okupação Cultural Coragem, em Itaquera, zona leste da cidade, com o propósito oferecer espaço às atividades culturais de diversas linguagens, entre as quais: poesia, música, dança, teatro, literatura, arte, cultura popular e outras. Nesse encontro participam os seguintes integrantes do Sarau Okupação Coragem: Kajé Laui, Mauro Grillo, Jéssica Marcelle e Kauê de Souza.

Oficinas artísticas

Oficinas | Inscrições grátis: https://linktr.ee/Rosasperifericas

Plataforma: Google Meet. 20 vagas.

Construção de Rimas | Ministrante: Fanieh

Até 24 de novembro. Quartas, às 19h. Público: a partir de 14 anos.

Oficina de Passinho | Ministrante: Pablinho IDD

Até 25 de novembro. Quintas, às 19h. Público: a partir de 7 anos.

História do Funk | Ministrante: Renata Prado

Até 26 de novembro. Sextas, às 19h. Público: a partir de 14 anos.

PROGRAMAÇÃO | DEZEMBRO 2021

Roda de conversa | Tema: O Corpo do Ator e da Atriz

01 de dezembro. Quarta, às 20h

Convidada: Fernanda Haucke.

Teatro | Grupo Rosas Periféricas

Espetáculo: Lembranças do Quase Agora

02 a 17 de dezembro. Quinta, sexta e sábado, às 15h.

Espetáculo: Narrativas Submersas

02 a 17 de dezembro. Quinta, sexta e sábado, às 20h.