Última apresentação da peça“Gabinete de Curiosidades” das marionetistas Júlia Barnabé e Rocío Walls

Última apresentação da peça“Gabinete de Curiosidades” das marionetistas Júlia Barnabé e Rocío Walls

O espetáculo tem direção da jundiaiense Carla Candiotto e convida o público a conhecer o engenhoso universo das marionetes de fio e transitar de jeitos mirabolantes pela passagem do tempo

“Gabinete de Curiosidades” encerra temporada com apresentação no Facebook do Centro Cultural Vila Guilherme 

No dia 24 de outubro de 2021 (domingo), às 16:00, acontece a última apresentação da temporada virtual de estreia do espetáculo “Gabinete de Curiosidades”, criado pelas marionetistas Júlia Barnabé, da Cia Tu Mateixa Marionetes, e Rocío Walls, da Na Cia das Marionetes, que conta com a direção da premiada atriz e diretora jundiaiense Carla Candiotto.

As apresentações são gratuitas e serão realizadas no Youtube da Cia Tu Mateixa (www.youtube.com/channel/UC1jhTMaf5RbHdCCne1hazEA) e no Facebook do Centro Cultural Vila Guilherme – Casarão (www.facebook.com/CCCasarao).

“Gabinete de Curiosidades” é um espetáculo de marionetes de fios que tem como temática o tempo, com uma história que se passa dentro de um relógio. Diversas personagens vivem o exato instante em que as engrenagens param e a partir disso, coisas muito curiosas passam a acontecer. 

Marionetes-relógios, um mago feiticeiro, uma funambulista, uma trapezista, uma palhaça de monociclo e um conjunto de bailarinas, ganham vida através das mãos das marionetistas em cenas cômicas, circenses e líricas, se relacionando de maneira real e emocionante, convidando o público a entrar em uma brecha do tempo, onde o extraordinário é possível. 

“O espetáculo proporciona uma reflexão sobre as novas dimensões e formas de sentir o tempo em nossas vidas hoje em dia. Esse encontro com a ludicidade das marionetes é capaz de parar o tempo por alguns instantes e fazer até as pessoas com mais idade voltarem a ser crianças”, comentam as marionetistas, que construíram as 14 marionetes que compõem a peça.

A trilha sonora original, inspirada em ritmos balcânicos e composta pelos musicistas Danielle Siqueira, Danilo Rodrigues e Domingo Duclos, traz uma atmosfera cigana para a obra em que duas excêntricas inventoras abrem seu pequeno gabinete de curiosidades e apresentam peculiares bonecos de madeira. 

“O termo gabinete, que deriva do francês cabinet, remete ao “quarto das maravilhas”, lugar onde se guardam coisas preciosas, sejam concretas ou simbólicas”, explicam as artistas.

Formada em pedagogia Jacques Lecoq de Teatro Físico na escola internacional Estudis Berty Tovías e em confecção de marionetes de fios na Casa-Taller de Marionetas de Pepe Otal, ambas na Espanha, Júlia Barnabé, da Cia Tu Mateixa, também estudou construção de marionetes com o inglês Stephen Mottran, na Itália, técnicas de manipulação de marionetes de fios com Angel Navarro, na Espanha e seu principal tutor foi o catalão Lope de Alberdí. A artista que já foi integrante do Buzum! da Cia Pia Fraus, é integrante do coletivo Casa das Marionetistas Livres, da Rede de Bonequeiras Brasileiras, da organização Palhaços Sem Fronteiras Brasil, da Cia Cromossomo e já se apresentou em mais de dez países da América Latina, Europa, Ásia e África. 

Rocío Walls, argentina residente no Brasil, é marionetista, bonequeira, palhaça e atriz. Fundadora da Na Cia das Marionetes, já se apresentou em sete países da América Latina e Europa, e tem passagens de formação pelo Circo Migra, Los Hermanos Arana Marionetes, Eslipa Escola Livre de Palhaços, Pigmalião Escultura que mexe, entre outras. Trabalhou em Minas Gerais com o Grupo Giramundo chegando também a ministrar oficinas e espetáculos no Museu Giramundo. Participou do Circuito Sesc de Artes em 2019, fez orientação de construção de bonecos para o grupo Desembargadores do Furgão e atualmente integra a Casa das Marionetistas Livres.

Juntas Julia Barnabé e Rocío Walls fundaram o Atelier Marionetes Viajantes e agora convidam o público para uma experiência virtual de conexão com a arte das marionetes de fio. 

As ações fazem parte do projeto “Circo das Marionetes Viajantes”, da Cia Tu Mateixa, contemplado no edital de Fomento ao Circo da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

FICHA TÉCNICA: Concepção geral, confecção e manipulação de marionetes: Júlia Barnabé e Rocío Walls | Direção: Carla Candiotto | Dramaturgia: Júlia Barnabé, Rocío Walls, Carla Candiotto | Trilha Sonora Original: Danielle Siqueira, Danilo Rodrigues e Domingo Duclos | Cenografia: Pierre Franclet, Eduardo Salzane, Valentin Fileteado, Júlia Barnabé e Rocío Walls | Figurinos: Elisa Rossin | Costureira: Ateliê Belas Modas  | Adereços de figurinos e cenário: Laura Alves – Ateliê Clã das Cores | Fotos e Vídeo: Marina Decourt – Multiversos Audiovisual | Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini | Produção Executiva: Carolina Dias – Femi Produções | Produção Geral: Cia. Tu Mateixa Marionetes

SERVIÇO: Temporada de Estreia “Gabinete de Curiosidades” 

Com Cia Tu Mateixa Marionetes

Sinopse: Dentro das engrenagens de um relógio, diversas personagens acompanham a passagem do tempo. Marionetes-relógios, um mago feiticeiro, uma funambulista, uma trapezista, uma palhaça de monociclo e um conjunto de bailarinas que parecem ter vida própria. E é no exato instante em que o tempo para, que coisas muito curiosas acontecem. Entre cenas cômicas, circenses e líricas, as marionetes se relacionam de maneira real e emocionante, convidando o público a adentrar no tempo do devaneio.

Duração: 30 minutos 

On-line 

Grátis – Classificação Livre

Quando: 24 de outubro de 2021 (domingo) – Horário: 16:00

Onde assistir: Facebook do Centro Cultural Vila Guilherme (Casarão)

Link: www.facebook.com/CCCasarao

Onde assistir: Youtube da Cia Tu Mateixa Marionetes

Link: www.youtube.com/channel/UC1jhTMaf5RbHdCCne1hazEA

Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini – Cel (11) 99568-8773 – lucigandelini@gmail.com