Ocupação Artística Canhoba tem fim de semana especial com programação virtual para todas as idades

Com quatro espetáculos diferentes e diálogos sobre arte e cultura, a programação contará com a participação do Grupo Pandora de Teatro (Perus – SP) e Ereoatá Teatro de Bonecos (Lauro Freitas – BA).

Temporada #CanhobaOnline recebe o Grupo Pandora de Teatro e Ereoatá Teatro de Bonecos 

No próximo fim de semana, a Ocupação Artística Canhoba, polo multicultural localizado em Perus, Zona Norte de São Paulo, apresenta uma vasta programação online gratuita chamada #CanhobaOnline, com atrações para todas as idades. A transmissão acontece no Facebook (www.facebook.com/ocupacaoartisticacanhoba) e no YouTube  (www.youtube.com/channel/UCfITeiFiBzm_MEXUGsRwsjw) da Ocupação Artística Canhoba.

No dia 27 de agosto (sexta-feira), às 17:00 e 20:00, o Grupo Pandora de Teatro apresenta “Jardim Vertical”, espetáculo que explora o universo nonsense, trazendo o olhar para a essência da personalidade autoritária no contexto brasileiro, imerso em um universo irreal e distópico.

De  forma cômica e satírica, a montagem transita pelo dia-a-dia de uma família que opta por se isolar do mundo externo em seu seguro apartamento no quadragésimo sétimo andar de um edifício. Um paraíso artificial onde o autoritarismo se revela através de aspectos significativos da nossa sociedade, como o conceito de família, as ambições patriarcais, os sonhos e os desejos por mudanças. 

No dia 28 de agosto (sábado), às 17:00 e 20:00, o Grupo Pandora de Teatro apresenta “Autoestrada para Damasco”, uma fábula que se passa na cabine do pedágio de uma estrada isolada, durante uma noite de ano novo. Ao som de uma laylist composta por grandes sucessos dos anos setenta, uma atendente, durante sua jornada cansativa e tediosa de trabalho, acaba descobrindo um grande amor: um Urso – Pardo, sem dinheiro para a tarifa.

Ainda no dia 28 de agosto (sábado), às 18:00, o Ereoatá Teatro de Bonecos, grupo de Lauro Freitas- Bahia, formado por sete bonequeiros/pesquisadores, apresenta “Metamorfose”. O espetáculo apresenta a rotina de um senhor sertanejo, vivendo as dificuldades da seca que assola o sertão. Em seu universo solitário, ele acaba descobrindo um mundo além das fronteiras da imaginação. Após a apresentação haverá um bate-papo sobre “Processo criativo e reflexo dos dias atuais na obra”

No domingo, dia 29 de agosto (domingo), às 17:00 e 20:00, é a vez de “Onde os neandertais vão para morrer”, do Grupo Pandora de Teatro. E após a sessão das 20:00, haverá um bate-papo com a Cia Ordinários de Teatro.

A peça une teatro e audiovisual e apresenta a história de um reality show feito em uma caverna, onde seus participantes seguem com estratégias para vencer, sem saber que uma pandemia devastou seu país. 

Inspirado na Alegoria da Caverna de Platão e no pensamento de Achille Mbembe: “A expressão máxima da soberania reside, em grande medida, no poder e na capacidade de ditar quem pode viver e quem deve morrer”, o espetáculo aborda questões sobre as políticas de vida e de morte. 

As apresentações do Grupo Pandora de Teatro fazem parte da mostra de repertório #Pandoraonline – Criações em tempos de isolamento, que desde junho vem sendo realizada em diversos espaços culturais periféricos de São Paulo. 

A Ocupação Artística Canhoba é um espaço público localizado fisicamente em Perus, Zona Norte de São Paulo, que foi construído em 2010 pela prefeitura da cidade, porém, com a obra paralisada, o espaço nunca chegou a cumprir sua função social. 

Em 2016, em uma parceria entre moradores locais, artistas e coletivos, o espaço foi revitalizado e se transformou em um polo cultural aberto ao público, reduzindo a escassez de espaços culturais públicos nesta região periférica da cidade. 

Com a programação  #CanhobaOnline, a Ocupação Artística Canhoba expande sua área de atuação para se conectar virtualmente com pessoas de diferentes localidades, e convida o público a adentrar no universo de cada coletivo através de suas criações. 

As ações fazem parte do projeto “Estatísticas dos Pássaros” realizado com apoio da 36° Edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo – Secretaria Municipal de Cultura.

SERVIÇO: Temporada #CanhobaOnline 

Onde assistir: www.facebook.com/ocupacaoartisticacanhoba ou

www.youtube.com/channel/UCfITeiFiBzm_MEXUGsRwsjw

Programação gratuita: 

Quando: 27 de agosto de 2021 (sexta-feira) – Horário: 17:00 e 20:00 (duas sessões)

Espetáculo teatral: “Jardim Vertical” – Com Grupo Pandora de Teatro

Sinopse: Uma fábula sobre compensação e artificialidade, apresenta as relações de uma família que vive isolada no quadragésimo sétimo andar de um edifício, onde é preciso abrir espaço para seus sonhos no cotidiano do possível. Duração: 80 minutos. Classificação indicativa: 12  anos – Grátis

Quando: 28 de agosto de 2021 (sábado) – Horário: 18:00

Espetáculo teatral: “Metamorfose” – Com Ereoatá Teatro de Bonecos @ereoata_teatro_de_bonecos

Duração: 30 minutos | Classificação indicativa: Livre – Grátis

Bate-papo após a apresentação com o tema “Processo criativo e reflexo dos dias atuais na obra”

Quando: 28 de agosto de 2021 (sábado) – Horário: 17:00 e 20:00 (duas sessões)

Espetáculo: “Autoestrada para Damasco” – Com Grupo Pandora de Teatro

Sinopse: Uma atendente de pedágio trabalha na noite de Ano Novo. É a véspera das comemorações. Está desanimada, até encontrar seu novo amor, um urso pardo sem dinheiro para a tarifa. Duração: 27 minutos. Classificação: Livre – Grátis

Quando: 29 de agosto de 2021 (domingo) – Horário: 17:00 e 20:00 (duas sessões)

Espetáculo: “Onde os neandertais vão para morrer” – Com Grupo Pandora de Teatro

Sinopse: Seis participantes de um reality show em uma caverna seguem com suas estratégias para vencer, sem saber que uma pandemia devastou seu país. Duração: 25 minutos. Classificação: Livre – Grátis

Após a apresentação das 20:00 do domingo, bate-papo com Cia Ordinários @ciaordinariosdeteatro

Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini – Cel (11) 99568-8773 – lucigandelini@gmail.com