Grupo Esparrama recebe a Comunidade Cultural Quilombaque e o coletivo Colapso em série de lives

Semana de lives do Grupo Esparrama tem a participação da Comunidade Cultural Quilombaque, falando sobre arte e território, coletivo audiovisual Colapso, com releitura do espetáculo FIM? e lives especiais com escolas com transmissão do premiado e espetáculo para crianças e professores. 

Grupo Esparrama abre inscrições para lives com escolas e oferece vasto material de apoio para aulas 

No próximo fim de semana, dias 07 e 08 de agosto de 2021, às 15:00, o Grupo Esparrama realiza lives da temporada “Conheça Outro Fim”, que vai até setembro com apresentações de literatura, audiovisual, dublagem, música, ilustração e outras expressões artísticas. E promove também bate-papos com pesquisadores e artistas que atuam com as infâncias.

As apresentações são gratuitas e serão transmitidas no Facebook do Grupo Esparrama (www.facebook.com/grupoesparrama) com tradução em Libras.

Na série de lives, o Grupo Esparrama recebe artistas de múltiplas linguagens para apresentar releituras poéticas de temas abordados em seu premiado espetáculo “FIM?”, como a necessidade de recuperar a natureza e a urgência em se pensar formas de consumo conscientes e sustentáveis, além de tratar do fim que pode se dar pela falta do encontro do ser humano com o seu outro, fruto da falta de diálogo, da ausência de afetos e da falta de empatia com a dor alheia.

Na live de sábado, dia 07 de agosto de 2021, às 15:00, acontece uma conversa entre o Grupo Esparrama e a Comunidade Cultural Quilombaque, com ambos compartilhando experiências adquiridas nas práticas culturais e educativas que se tornam potências dos territórios onde atuam.

A Comunidade Cultural Quilombaque é um movimento político e étnico cultural regido pelos tambores. Uma organização sem fins lucrativos que surgiu em 2005, a partir da iniciativa de um grupo de jovens de Perus, bairro periférico da zona noroeste de São Paulo, que concentra os piores índices socioeconômicos e culturais, onde as maiores vítimas são os jovens. 

Quem participa da conversa representando a Quilombaque é Valmir Sant’anna, que é ator, palhaço e articulador cultural, atuando com a arte educação com foco na infância, buscando o desenvolvimento do imaginário lúdico  da cultura afro-brasileira. E também Camila Cardoso, que dentro da comunidade coordena os projetos Museu Tekoa Jopo’i e  “Agência de Turismo Queixadas”, e é palhaça, produtora cultural, arte educadora, jongueira da Comunidade Jongo do Coreto e participa da Água de Chocalho, que atua com a infância e a ludicidade de crianças pretas, pobres e periféricas.

E no domingo (08 de agosto), às 15:00, a live acontece com a participação de Leonardo Souzza, que é cinegrafista, editor de vídeo, fotógrafo, artista visual e fundador do coletivo audiovisual Colapso, produtora audiovisual independente desde 2013, com foco em teatro e artistas independentes.

Além das lives artísticas, o Grupo Esparrama convida escolas e profissionais da educação para participarem de uma série de lives paradidáticas todas as quintas e sextas-feiras, de 05 de agosto até 23 de setembro, sempre às 15:00. Nesses dias, o espetáculo FIM? será transmitido na íntegra, com tradução em Libras, e após a apresentação haverá uma live com interação com o elenco. 

Podem participar estudantes e profissionais da educação e o Grupo Esparrama irá disponibilizar gratuitamente um material paradidático, com propostas que dialogam com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, da ONU, produzido em parceria com a educadora Laila Sala e a ilustradora Marina Silva.

O material será composto pelo “Almanaque do Fim”, um caderno de atividades lúdicas para as crianças, a partir dos temas discutidos no espetáculo, site com materiais exclusivos para profissionais da educação com textos, referências e sugestões de sequências de aulas, ampliando possibilidades de abordagens dos temas em sala de aula e uma série de vídeos lúdicos de apoio, com o elenco de palhaçaria do grupo introduzindo as propostas de atividades sugeridas no site e no caderno do aluno.

Para agendar a participação as comunidades escolares devem acessar o formulário fixado na página do grupo no Facebook ou na bio do Instagram @grupoesparrama

O espetáculo FIM? foi criado em 2016 e recebeu o Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (Melhor Espetáculo na categoria Sustentabilidade), foi eleito o Melhor Espetáculo Infantil do Ano pelo voto popular do Guia da Folha de SP, eleito o Segundo Melhor Espetáculo Infantil do Ano pelos críticos do jornal Estadão, além de ter sido indicado ao Prêmio Governador do Estado 2017.

As ações fazem parte do projeto contemplado na 11ª edição do Prêmio Zé Renato, da Secretaria de Cultura da cidade de São Paulo. 

Mais informações em: www.facebook.com/grupoesparrama e www.instagram.com/grupoesparrama

SERVIÇO: “Conheça Outro Fim”

Com Grupo Esparrama e pessoas convidadas

SINOPSE: Temporada de lives com pesquisadores e artistas de diversas linguagens apresentando e comentando releituras do premiado espetáculo FIM? do Grupo Esparrama, levando para o universo infantil com muita poesia e delicadeza, temas complexos como a necessidade de preservação do meio ambiente, a importância da empatia e a necessidade de diálogos mais saudáveis na sociedade.

Grátis – Classificação Livre 

Acessibilidade: Tradução em Libras

Onde assistir: Facebook do Grupo Esparrama – Link: www.facebook.com/grupoesparrama 

Horários: sábados e domingos, sempre às 15:00

Quando: 07 de agosto de 2021 – Participação: Quilombaque

Quando: 08 de agosto de 2021 – Participação: Colapso Produção – Audiovisual

Próximas atrações: 

Quando: 14 de agosto de 2021 – Participação: Mundo a Flora

Quando: 15 de agosto de 2021 – Participação: Melvin Santhana – Música

Quando: 21 de agosto de 2021 – Participação: Grupo Catarsis

Quando: 22 de agosto de 2021 – Participação: Sandro Gattone e Nilton Santos – Teatro de Animação

Quando: 28 de agosto de 2021 – Participação: a confirmar

Quando: 29 de agosto de 2021 – Participação: Marina Faria – ilustração

Quando: 04 de setembro de 2021 – Participação: Pepi da Silva – ilustração

Quando: 05 de setembro de 2021 – Participação: Bruta Flor Filmes – Audiovisual

Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini – Cel: (11) 99568-8773 – lucigandelini@gmail.com