Grupo Pandora de Teatro leva peças criadas na pandemia para as redes sociais do CEU Vila Atlântica

No próximo final de semana, o grupo apresenta três espetáculos diferentes que foram criados durante a pandemia e trazem um olhar crítico sobre o atual contexto do Brasil. Além das apresentações haverá um bate-papo com o Sarau Elo da Corrente, coletivo que dissemina arte e cultura em Pirituba através da poesia. 

Grupo Pandora de Teatro recebe o Sarau Elo da Corrente durante a mostra #PandoraOnline 

Em parceria com diversos espaços culturais periféricos de São Paulo, o Grupo Pandora de Teatro realiza até Agosto de 2021 a temporada #Pandoraonline – Criações em tempos de isolamento, uma mostra virtual com espetáculos produzidos na pandemia que refletem um olhar crítico sobre o contexto atual vivido no Brasil. 

A cada semana, os espetáculos “Jardim Vertical”, “Autoestrada para Damasco” e “Onde os neandertais vão para morrer”, todos produzidos pelo Grupo Pandora de Teatro, serão apresentados nas redes sociais de um espaço cultura diferente. 

As apresentações do próximo final de semana, de 02 a 04 de julho de 2021, serão gratuitas e realizadas no Facebook do CEU Vila Atlântica (www.facebook.com/ceuatlantica), espaço localizado fisicamente no Jaraguá, em São Paulo. Após a sessão do dia 04 de julho, às 20:30, haverá um bate-papo com o Sarau Elo da Corrente, também transmitido pelo facebook do CEU Vila Atlântica, coletivo que dissemina arte e cultura em Pirituba através da poesia. 

No dia 02 de julho (sexta-feira), às 20:00, o grupo apresenta “Jardim Vertical”, espetáculo que explora o universo nonsense, trazendo o olhar para a essência da personalidade autoritária no contexto brasileiro, imerso em um universo irreal e distópico.

De  forma cômica e satírica, a montagem transita pelo dia-a-dia de uma família que opta por se isolar do mundo externo em seu seguro apartamento no quadragésimo sétimo andar de um edifício. Um paraíso artificial onde o autoritarismo se revela através de aspectos significativos da nossa sociedade, como o conceito de família, as ambições patriarcais, os sonhos e os desejos por mudanças. 

No dia 03 de julho (sábado), às 20:00, será apresentada “Autoestrada para Damasco”, uma fábula que se passa na cabine do pedágio de uma estrada isolada, durante uma noite de ano novo. Ao som de uma playlist composta por grandes sucessos dos anos setenta, uma atendente, durante sua jornada cansativa e tediosa de trabalho, acaba descobrindo um grande amor: um Urso – Pardo, sem dinheiro para a tarifa.

No domingo, dia 04 de julho (domingo), às 20:00, é a vez de “Onde os neandertais vão para morrer”, peça que une teatro e audiovisual, e apresenta a história de seis participantes de um reality show feito em uma caverna, que seguem com suas estratégias para vencer, sem saber que uma pandemia devastou seu país. 

Inspirado na Alegoria da Caverna de Platão e no pensamento de Achille Mbembe: “A expressão máxima da soberania reside, em grande medida, no poder e na capacidade de ditar quem pode viver e quem deve morrer”, o espetáculo aborda questões sobre as políticas de vida e de morte. 

Com as montagens que experimentam a criação teatral durante a pandemia, a mostra #PandoraOnline conta ainda com apresentações no Tendal da Lapa, Teatro de Contêiner, Espaço Cultural Jardim Damasceno, Espaço Enchendo Laje & Soltando Pipa, Teatro Flávio Império, CEU Perus e Ocupação Artística Canhoba.

Formado por Caroline Alves, Filipe Pereira, Lucas Vitorino, Rodolfo Vetore, Thalita Duarte e Wellington Candido, o Grupo Pandora de Teatro comemora em 2021, 17 anos de pesquisa continuada no bairro de Perus e 05 anos do Cine Teatro Pandora – Ocupação Artística Canhoba, polo multicultural de Perus, SP.

As ações fazem parte do projeto “Estatísticas dos Pássaros” realizado com apoio da 36° Edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo – Secretaria Municipal de Cultura.

Para saber mais informações e conhecer a programação completa da mostra #PandoraOnline, acesse: www.facebook.com/grupopandora.deteatro e www.instagram.com/grupo_pandora_de_teatro

SERVIÇO

Temporada #PandoraOnline – Criações em tempos de isolamento

Apresentações no CEU Vila Atlântica (espaço fisicamente localizado no Jaraguá – SP)

Onde assistir: www.facebook.com/ceuatlantica

Quando: 02 de julho de 2021 (sexta-feira) – Horário: às 20h00

Espetáculo: “Jardim Vertical” 

Sinopse: Uma fábula sobre compensação e artificialidade, apresenta as relações de uma família que vive isolada no quadragésimo sétimo andar de um edifício, onde é preciso abrir espaço para seus sonhos no cotidiano do possível. Duração: 80 minutos. Classificação indicativa: 12  anos – Grátis

Quando: 03 de julho de 2021 (sábado) – Horário: às 20h00

Espetáculo: “Autoestrada para Damasco”

Sinopse: Uma atendente de pedágio trabalha na noite de Ano Novo. É a véspera das comemorações. Está desanimada, até encontrar seu novo amor, um urso pardo sem dinheiro para a tarifa. Duração: 27 minutos Classificação: Livre – Grátis

Quando: 04 de julho de 2021 (domingo) – Horário: às 20h00

Espetáculo: “Onde os neandertais vão para morrer”

Sinopse: Seis participantes de um reality show em uma caverna seguem com suas estratégias para vencer, sem saber que uma pandemia devastou seu país. Duração: 25 minutos. Classificação: Livre – Grátis

Após a apresentação das 20:00, haverá um bate-papo com o Sarau Elo da Corrente @sarauelodacorrente2007 / www.facebook.com/ElodaCorrentesarau

AGENDA COMPLETA:

Quando: 16, 17 e 18 de julho de 2021 – Horário: 20h00

Local: Tendal da Lapa – Onde assistir: https://www.facebook.com/cctendaldalapa

Após a apresentação das 20:00 do domingo (18), bate-papo com o Grupo Pandora e coletivo convidado 

Quando: 23, 24 e 25 de julho de 2021 – Horário: 20h00

Local: Teatro de Contêiner – Onde assistir:: www.youtube.com/TeatrodeContêinerMungunzá

Após a apresentação das 20:00 do domingo (25), bate-papo com o Cia. Mungunzá @ciamungunza

Quando: 30, 31/07 e 01 de agosto de 2021 – Horário: 20h00

Local: Espaço Cultural Jardim Damasceno – Onde assistir: www.facebook.com/EspacoCulturalJdDamasceno

Após a apresentação das 20:00 do domingo (01), bate-papo com Coletivo Ara Ijó @coletivoaraijo

Quando:  06, 07 e 08 de agosto de 2021 – Horário: 20h00

Local: Enchendo laje & soltando pipa – Onde assistir:: www.facebook.com/ciaenchendolaje

Após a apresentação das 20:00 do domingo (08), bate-papo com o Enchendo Laje & Soltando Pipa @enchendolajeesoltandopipa/

Quando: 13, 14 e 15 de agosto de 2021 – Horário: 20h00

Local: Teatro Flávio Império – Onde assistir: www.facebook.com/teatroflavioimperio

Após a apresentação das 20:00 do domingo (15), bate-papo com O Buraco D’Oráculo @buracodoraculo

Quando: 20, 21 e 22 de agosto de 2021 – Horário: 20h00

Local: CEU Perus – Onde assistir: www.facebook.com/CEUPerus

Após a apresentação das 20:00 do domingo (22), bate-papo com o  Programa Teatro Vocacional

@programavocacionaloficial

Quando: 27, 28 e 29 de agosto de 2021 – Horário: sessões às 17:00 e 20h00

Local: Ocupação Artística Canhoba – Onde assistir: www.facebook.com/ocupacaoartisticacanhoba

Após a apresentação das 20:00 do domingo (22), bate-papo com Cia Ordinários @ciaordinariosdeteatro

Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini – Cel (11) 99568-8773 – lucigandelini@gmail.com