Corpórea Companhia de Corpos convida artistas do Brasil inteiro para Residência Artística On-line

Corpórea Companhia de Corpos convida artistas do Brasil inteiro para Residência Artística On-line

A Residência Artística,  busca conectar artistas e pesquisadores da dança e do corpo, localizados em diferentes partes do Brasil, para uma vivência através de preparações em danças brasileiras, dança afro, dança moderna, danças contemporâneas e balé.

Corpórea Companhia de Corpos lança chamamento para residência artística com artistas do Brasil inteiro

Até a próxima quarta-feira, dia 16 de junho de 2021, é possível se inscrever para participar da Residência Artística On-line promovida pela Corpórea Companhia de Corpos como parte das ações do projeto “Fomentar Trajetórias: Movimentos Femininos em Recintos Femil(s)” contemplado na 29ª edição do Programa Municipal de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo.

A Corpórea Companhia de Corpos, que tem por pesquisa evidenciar o protagonismo dos corpos pretos em ações cotidianas, convida artistas, bailarinas(os)(es), performers e pesquisadoras(es) da área da dança, maiores de 18 anos, que se interessem por essa pesquisa. E amplia o convite a outras pessoas que se sentirem convidadas a conhecer e participar.

“Os milhares de atravessamentos aos quais os corpos pretos são forçados a carregar, levam a um lugar de levante e empoderamento da ancestralidade do nosso povo. Com essa residência queremos aprofundar a pesquisa sobre pretitude e fomentar trajetórias periféricas a partir desse contexto. O conjunto destas experiências e ações constituirão a base da nova pesquisa artística da companhia para a criação de um novo espetáculo”, comenta a diretora geral do novo projeto da Corpórea.

Serão disponibilizadas dez vagas gratuitas e podem se inscrever artistas de qualquer região do Brasil, com toda a tranquilidade, uma vez que, os encontros se darão de forma virtual.  Os encontros serão de 28 de junho a 22 de julho. Sempre três encontros semanais, às segundas-feiras, às 18:00, e terças e quintas-feiras, às 15:00.

Durante a vivência, a preparação corporal será orientada pelos artistas: Márcio Dantas, Monica Aduni, Paula Sales e a diretora do projeto Verônica Santos, que aplicarão as técnicas: danças brasileiras, dança afro, dança moderna, danças contemporâneas e balé.

A residência possibilitará o encontro destes artistas com o elenco do novo projeto da Corpórea Companhia de Corpos, participando das diversas aulas com os preparadores corporais, para que seja possível compreender corporalmente e em conjunto, o ritmo de uma companhia de dança.

O chamamento completo com todas as informações e formulário de Inscrição estão disponíveis no site: https://www.corporeacompanhiadecorpos.com/chamamentos

Com uma trajetória significativa no campo da pesquisa, criação, pensamento e difusão da dança, a Corpórea Companhia de Corpos, desde sua criação em 2015, vem aprofundando sua pesquisa no cotidiano através do corpo feminino, pensando o protagonismo da sua existência como atravessamento dos tempos no mundo atual.

Com o espetáculo “Rés”, que estreou em 2017, a companhia denunciou a realidade de corpos femininos em situação de cárcere . A montagem recebeu uma indicação ao Prêmio APCA na categoria “Não estreia”, em 2019. A pesquisa deste trabalho rendeu ainda a contemplação no Edital Rumos 2017/2018 do Itaú Cultural, com o projeto: Ocupação Rés – mulheres em Cárcere.

“Oferecer ferramentas para um diálogo horizontal, seja no palco ou fora dele, para quebrar o lugar secundarizado no qual a mulher preta é colocada em diferentes espaços”, finaliza o grupo.

Mais informações em www.corporeacompanhiadecorpos.com e redes sociais @corporeacompanhiadecorpos

SERVIÇO

Chamamento Residência Artística (On-line) com a Corpórea Companhia de Corpos

Período de inscrições: até às 23h59 de 16 de junho de 2021 (Quarta-feira)

A quem se destina: artistas, bailarinas(os)(es), performers e pesquisadoras(es) da área da dança, maiores de 18 anos. Pessoas interessadas em conhecer a pesquisa da companhia também podem participar.

Período de Realização Residência: de 28 de junho a 22 de julho com três encontros semanais – segundas às 18:00 – terças e quintas às 15:00.

Valor: Grátis

Chamamento completo, maiores informações e formulário para Inscrição pelo site: https://www.corporeacompanhiadecorpos.com/chamamentos

Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini – Cel (11) 99568-8773 – lucigandelini@gmail.com