Amigo do Bairro | 12.03.2021

MERA COINSCIDÊNCIA

Recebemos um e-mail, logo depois da notícia de anulação da “decisão surpreendente” desta semana que merece ser divulgada, sem comentários… é claro: “ O Tribunal Constitucional de Portugal(o STF de lá) acaba de anular o descobrimento do Brasil por Pedro Álvares Cabral. O Tribunal decidiu que Cabral não tinha competência para vir para cá… ele teria que ter ido para as Índias. Portanto está cancelado o descobrimento do Brasil. O Brasil não existe mais…”

QUASE METADE ! Sobre a vacinação, parte da imprensa brasileira, penso, que para criticar o que tem sido feito no nosso País, tem divulgado o grande feito de Israel que foi o primeiro  País do mundo que conseguiu vacinar metade de sua população e, nós… Parabéns Israel ! Contudo vejamos a proporção: em 2020, Israel tinha sua população estimada em 9.227.700 e o Brasil = 200 milhões de pessoas. E, o tamanho territorial de cada um ? E, as dificuldades financeiras?

LIONS EM AÇÃO – Com muita satisfação e alegria noticiamos as atividades da nova face de uma das mais dinâmicas e participantes entidades do bairro do Ipiranga: Lions Clube São Paulo-Ipiranga. No Dia Internacional da Mulher comemorado no dia 8, o Lions Ipiranga homenageou especialmente a Professora Jandira Massur da UBS(Unidade Básica de Saúde) da Vila Gumercindo, saudou também todas as profissionais – médicas, enfermeiras, técnicas de enfermagem, serviços administrativos e limpeza com linda mensagem de agradecimento acompanhada de flores e bombons. Parabéns Lions e presidente Carlos Alberto Diogo pela feliz iniciativa.

ADVOGADOS – A OAB do Ipiranga, através da Comissão da Jovem Advocacia, promoverá no dia 31 de março, com início às 19h15, através do link de transmissão “meet-google.com/ygj-ajvy-wnp , a importante palestra “Direito a vizinhança em condomínio – Home Office em tempo de pandemia, e como palestrante o Dr. Paulo Roberto Nogueira Machado, Presidente da OAB do Ipiranga. EM TEMPO: a Casa do Advogado do Ipiranga terá até o dia 19 de março um horário reduzido, sendo de segunda a sexta-feira das 11,00 às 16,00 horas, com as recomendações atuais: máscara, álcool-gel, distanciamento e etc. Há necessidade de agendamento: ipiranga@oabsp.gov.br.

CORRUPÇÃO – É lamentável sabermos, todos nós, que a corrupção continua e vermos que uma “lava-jato” está sendo “amaçada” e, por outro lado, o Congresso Nacional tentando amenizar a Lei Anticorrupção. Que País ficará o nosso ? O túmulo de Ruy Barbosa deve estar tremulando… lembram que ele falou “que até tinha vergonha de ser honesto?”   

O BICHO ESTÁ PEGANDO – A situação da pandemia, com essas variantes, precisa ser respeitada, pois o perigo está grande e começando bater na porta de todos nós. Voltemos aos primeiros dias de 2020 quando começamos ficar em casa, lavar as mãos, usar álcool gel e etc. O perigo está muito próximo, pois além de aumentar o número de contaminados, os hospitais estão totalmente lotados. Cuidado, cuidado, cuidado…

DRIVE THRU – As Secretarias Estadual e Municipal de Saúde de São Paulo, suspenderam temporariamente o sistema Drive Thru para vacinação e reformular esse sistema. Assim que tiver a nova definição, nosso Bairro deverá ter esse sistema implantado no Hospital Dom Alvarenga (Clínica Infantil do Ipiranga) conforme havíamos noticiado.

NOSSA REGIÃO – Há mais ou menos 10 anos atrás, no último levantamento do IBGE a área administrativa do Ipiranga era composta de três Distritos: Ipiranga, Cursino e Sacomã possuindo uma população de 463.804 habitantes. Sendo Ipiranga com 106.865, Cursino com 109.088 e Sacomã com 247.851. Acredita-se que esses números atualmente dobraram, face ao crescimento de prédios em condomínio e novas construções.

VIVA SÃO JOSÉ ! – Dia 19, na próxima semana, o Ipiranga comemora o dia do padroeiro São José. Face a situação que vivemos, a tradicional promoção festiva de nossa região com barracas do tradicional “bolo de São José”, salgados variados e doces, pastéis e muito mais, fica cancelada. Nem a parte religiosa com a tradicional procissão, não poderá ter. É uma tristeza !

PENSAMENTO – .” É claro que a justiça, sendo cega, não vê se é vista, e então não cora“ (Machado de Assis).

AMIGO DO BAIRRO –  Acompanhe a partir dos sábados e por uma semana,  nossa matéria em www.independenciaoumorte.com.br , o Portal do Ipiranga, OAB-Ipiranga, ACSP-Ipiranga