Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes contará com curso de programação de jogos

E-mail

Parceria da Fundação Paulistana com o Code Brasil vai atender mais de 70 alunos. Inscrições vão de 25/07 a 04/08

Se você gosta de games, fique atento: a Fundação Paulistana de Educação, Tecnologia e Cultura inicia, no mês de agosto, um curso voltado à programação de jogos. A ação é feita em parceria com o Code Club Brasil, organização que atua de forma voluntária em 125 países, ensinando crianças e adolescentes a programarem jogos de computadores e aplicativos de celular. O projeto é gratuito.

As aulas serão ministradas no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (CFCCT). Ao todo, são 72 vagas para jovens de 9 a 14 anos, que serão divididos em quatro turmas de 18 alunos. As matrículas vão de 25 de julho a 4 de agosto e deverão ser feitas na recepção do CFCCT, das 10 às 16 horas. Para se inscrever é necessário levar RG ou certidão de nascimento e estar acompanhado dos pais ou responsáveis. As aulas começam dia 14 de agosto e acontecem as segundas e sextas-feiras, nos seguintes horários, respectivamente: 14h; 16h, 9h; 11h. O curso será no espaço do Telecentro, no CFCCT, e tem duração de um ano e três meses.

Os alunos cursarão três módulos: Scratch, HTML/CSS e Python. As aulas são ministradas por voluntários que passaram pelo treinamento do Code, e que irão atuar de forma lúdica, incentivando o aprendizado de forma prazerosa. Entende-se como benefícios do curso o desenvolvimento do raciocínio lógico, o trabalho em equipe e a resolução de problemas de maneira criativa. As aulas possuem duração de 1 hora, podendo estender-se até 1h30 para respeitar o tempo de aprendizado do aluno. Caso o estudante não se sinta habilitado, ele também não é obrigado a passar de módulo enquanto não compreender a totalidade do curso.

O Code Club surgiu em 2012, na Inglaterra, quando as escolas públicas do Reino Unido já estavam incluindo em sua grade curricular o ensino da programação para crianças, antes mesmo no período de alfabetização. No entanto, a organização reconheceu a necessidade de expandir esse tipo de habilidade, que se apresenta como competência complementar para uma série de profissões. Então, em 2013, a metodologia espalhou-se pela Europa, América e Oceania, chegando às capitais brasileiras. O curso possibilita que crianças e adolescentes aprendam a programar sistemas de jogos, animações e websites, por meio de uma rede de voluntariado.

A dinâmica funciona da seguinte maneira: os voluntários passam por um treinamento, que é dado com base nas apostilas desenvolvidas pela própria organização. O objetivo final é que todos os participantes – incluindo alunos formados e professores – possam, além de aprenderem a programar, constituírem-se automaticamente como um clube de programação local, capaz de trocar experiências com os outros clubes espalhados pelo mundo. Já são mais 10.000 clubes inscritos em todo mundo (sendo 289 só no Brasil e 28 na capital paulista) e 100.000 crianças atendidas em todo mundo (7.000 somente no Brasil).

Para firmar essa parceria, a Fundação Paulistana consultou a lei 13.019/2014, que considera inexigível o chamamento público na hipótese de inviabilidade de competição entre as organizações da sociedade civil, em razão da natureza singular do objeto da parceria ou se as metas somente puderem ser atingidas por uma entidade específica. Por se tratar de um projeto inovador, singular e voluntário, a cooperação foi realizada sem a exigência de edital de chamamento público.

Serviço:

Curso de programação de jogos

Inscrições: de 25/07 a 04/08

Local: Recepção do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes

Endereço: Rua Inácio Monteiro, 6900 – Conjunto Habitacional Sítio Nova Conceição

Horário: das 10 às 16 horas

Documentos: RG ou certidão de nascimento. Indispensável a presença dos pais ou responsáveis.

Vagas: 72

Início: 14 de agosto

Gratuito

Você está aqui: Releases Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes contará com curso de programação de jogos